FAQ

Enade 2021

O que é o Enade?

O Enade é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, o exame objetiva avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes frente aos conteúdos programáticos previstos nas matrizes curriculares dos cursos, bem como em relação ao desenvolvimento das competências necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e ao nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.

Quem deve prestar o Enade 2021?

Este ano, os estudantes concluintes dos cursos de licenciatura (no caso da Univesp, Licenciatura em Biologia, Matemática, Química, Física, Biologia e Pedagogia) deverão participar do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). “Estudantes concluintes” são os que têm expectativa de conclusão do curso até julho de 2022 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da instituição, sem terem colado grau, até o final das inscrições do Enade (neste ano, até 26 de agosto), bem como aqueles com previsão de conclusão de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2020.

Qual a importância do Enade?

O objetivo do exame é conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras. Por essa razão, é importante lembrar que o Enade não visa avaliar o desempenho individual de cada aluno, mas a qualidade do curso que ele frequentou.

Para você, estudante concluinte, a importância do Enade está em:

  • Demonstrar que detém os conhecimentos necessários ao exercício profissional;
  • Apresentar capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação;
  • Relacionar seu diploma a um ensino de qualidade, já que o resultado exame é público e intensamente divulgado nos meios de comunicação.

Outro dado importante é que os resultados do Enade têm sido utilizados também no âmbito profissional, pois cada vez mais empresas, escolas e até mesmo universidades têm feito uso dos resultados do Enade para avaliar o potencial de possíveis candidatos a vagas de emprego e cursos. Portanto, um bom desempenho pode também trazer benefícios para sua carreira como um todo.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior

E se não fizer?

Caso o estudante concluinte não realize o Enade, ele é colocado em situação irregular (o que só poderá ser mudada a partir de setembro de 2022, ao fim do processo de regularização, caso as justificativas apresentadas pelo estudante concluinte sejam aceitas).

A solicitação de regularização, de ato exclusivo do aluno, se dá por meio do sistema Enade, em “Dispensa de Prova” por motivo de ordem pessoal ou profissional. O período para essa solicitação vai de 16 de dezembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022, às 23h59.

Mesmo que a solicitação de regularização seja aceita, a solução só será publicada pelo Inep em setembro de 2022.

Quais as datas importantes para mim, concluinte?

Fique atento a este calendário:

Agosto

D

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Setembro

D

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

30/08 - 04/09
Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
30/08 - 13/11
Prenchimento do Questionário do Estudante

Outubro

D

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Novembro

D

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

01/11
Prenchimento do Questionário do Estudante e do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados
02/11 - 13/11
Não se esqueça de consultar os locais de prova no Sistema Enade
14/11
Aplicação da prova

Quando é a prova?

As provas ocorrerão em 14 de novembro de 2021, e seguirão o seguinte cronograma, de acordo com o horário de Brasília:

Abertura dos portões - 12h

Fechamento dos portões - 13h

Início da prova - 13h30

Término da prova - 17h30

Assim, as provas do Enade terão duração total de 4 (quatro) horas e serão compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico próprio de cada área de avaliação.

Como é a prova?

As provas são compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico próprio de cada área de avaliação.

A parte de Formação Geral terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Essa parte tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos, e suas questões discursivas serão avaliadas seguindo aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Já a parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

E a pandemia?

O edital que contém as diretrizes, os procedimentos, os prazos e as demais informações sobre a realização do Enade 2021 leva em consideração o momento em que vivemos. Atente-se, especialmente, à necessidade de uso constante de máscaras, de conseguir realizar higienização das mãos com frequência e, sempre que possível, de manter o distanciamento de outras pessoas. Veja, por exemplo, estes trechos do edital, relativos às obrigações dos estudantes concluintes:

“Comparecer ao local de provas utilizando máscara para prevenção à Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do estudante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o estudante leve máscara reserva para troca durante a aplicação”.

“Higienizar as mãos durante toda a aplicação do Exame”.

Faça sua parte!

Onde posso consultar mais informações?

O edital completo, com todas as instruções e datas, está disponível nesta página.

O que é o Questionário do Estudante?

É um dos instrumentos de coleta de informações do Enade e tem caráter obrigatório. Uma das intenções é subsidiar a construção do perfil socioeconômico do concluinte, mas além disso há uma série de perguntas a respeito da instituição e de seu processo formativo.

O que acontece se não responder ao Questionário do Estudante?

Quem não responde, não consegue consultar seu local de prova e fica em situação irregular junto ao Enade e não poderá colar grau até a finalização do processo, no segundo semestre de 2022.

Como respondo ao Questionário do Estudante?

Siga esse passo a passo:

  1. Acesse o Sistema Enade e faça seu cadastro para primeiro acesso.
  2. Realize o preenchimento entre 30/08 e 13/11 (Não deixe para última hora, a fim de evitar sobrecarga do sistema!)
  3. Você responderá a questões sobre seu perfil pessoal, sobre a instituição que estuda e sobre o seu curso.
  4. O questionário será considerado enviado apenas quando, na última página, for acionado o botão Finalizar.
  5. A finalização do questionário é pré-requisito para a visualização do local de prova.

Qual a modalidade do meu curso e das minhas disciplinas?

Lembre-se que todo o seu curso foi realizado na modalidade a distância: Projeto Integrador, disciplinas específicas e mesmo disciplinas para ensino de língua estrangeira.

Quando estiver escrito "professor”, quem eu devo considerar para responder?

O termo “professor” é bastante voltado à educação presencial. Assim, sempre que você ler essa palavra, pense em quem foi responsável pelo apoio à sua aprendizagem, de uma maneira global: o professor que gravou as videoaulas e o que organizou os materiais no AVA, mas também seus facilitadores, tutores e mediadores que te acompanharam nas disciplinas, no Projeto Integrador e no TCC, se for o caso.

O que são os planos de ensino apresentados pelo professor?

Sempre no começo das disciplinas no AVA, há um link que leva você ao plano de ensino da disciplina, que contém os objetivos de aprendizagem, as referências bibliográficas recomendada e a forma de avaliação.

É comum que os professores gravem um vídeo inicial, também explicando essas informações, que são tão importantes para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e de estudos na disciplina.

Quem é responsável pela coordenação do curso?

Em um curso a distância, que atende a muitas pessoas ao mesmo momento e em todo o Estado de São Paulo, os facilitadores e os supervisores funcionam como braços da coordenação e agem em acordo com as definições dele.

O que são programas, projetos ou atividades de extensão universitária no contexto da EaD?

Costumeiramente, sabemos como essas ações funcionam presencialmente. Na EaD, pode-se pensar que programas de monitoria, formações do tipo Via Rápida e desafios de férias , por exemplo, são também ações de extensão universitária. Além disso, o Projeto Integrador na Univesp tem clara aplicação de extensão universitária: o processo de buscar soluções e intervir em problemas da comunidade local com base nos conhecimentos científicos é base da extensão.

Como se dá o estímulo à investigação científica na EaD?

O conhecimento científico é aquele advindo da pesquisa científica, que depende fortemente de metodologia, ética e forma de divulgação particular. Construir artigos, relatórios de Projeto Integrador e TCCs, com base em um processo estruturado de metodologia científica, é também uma forma de estimular a pesquisa científica.

O que são órgãos colegiados?

No caso da Univesp, que é uma instituição jovem e que guarda certo ineditismos, nossos órgãos colegiados estão sendo implementados, por conta de disposições transitórias em nossa legislação. Para tanto, a temos uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) que conta com a participação estudantil da Univesp. Além disso, temos também nossos representantes de turma que participam e contribuem muito ativamente com várias ações de nossa instituição.

O que são avaliações periódicas do curso?

Como citado na questão anterior, a Univesp dispõe de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) bastante ativa, que consulta os alunos a cada fim de disciplina, sobre o andamento dela. Você lembra de já ter visto uma chamada para responder a um formulário no fim de uma disciplina?

Como posso considerar meu horário de aula na EaD?

Uma vez que estamos na EaD, não há um horário fechado para as aulas, de forma que também não se pode falar de atuações fora do próprio horário de aula... Assim, sempre há flexibilidade no atendimento ao aluno, a qualquer tempo de forma assíncrona ou durante grande parte do período de forma síncrona – incluindo lives agendadas pelos facilitadores e fóruns, por exemplo. As únicas atividades que têm horário fixo, como as webconferências com os autores das disciplinas, não são de participação obrigatória.

Como sei se há quantidade suficiente de funcionários para meu apoio?

Sendo EaD e, ainda mais uma instituição recente e inovadora, a Univesp ainda caminha em busca de completar seu quadro de funcionários efetivos, mas sempre há que se pensar nas funções de facilitadores em todas as turmas, pessoal de apoio para atender nos polos, atendimento etc. Não sei se você se lembra, mas, inclusive, temos um mapinha para te apoiar nesse reconhecimento.

Quem eu posso considerar como monitores ou tutores?

Mais uma vez, cabe o destaque a respeito da especificidade da EaD: os facilitadores são, ao mesmo tempo, alunos da Univesp (de uma especialização) e atendem aos alunos da graduação, como se fossem monitores. E esse apoio é o que está sempre à sua disposição via AVA.

Como sei quais são minhas salas de aula?

Lembre-se que, sendo EaD, não existe obrigatoriedade de atividades em sala de aula presencial – o AVA funciona quase como nossa sala de aula virtual. De toda forma, ainda é possível dispor dos espaços dos Polos de Apoio Presencial para realização de atividades que você sinta necessidade (desconsiderando, claro, as restrições impostas pela pandemia).

Como ocorrem as aulas práticas na EaD da Univesp?

Sendo EaD, você tem possiblidade de realizar atividades práticas tanto no polo quanto no nosso AVA. No polo, os alunos se reúnem para trabalhar no Projeto Integrador e TCC, além de palestras e outras atividades que ocorrem lá. É importante ressaltar que boa parte das ações práticas são realizadas a distância, a partir das interações e dinâmicas propostas pelos professores das disciplinas: no caso das engenharias, há atividades que utilizam simuladores como Flexsim; nas licenciaturas, com o uso da nossa Brinquedoteca Virtual; e em todos os casos, com vídeos com instruções para que você pudesse reproduzir experimentos em casa e Recursos Educacionais Abertos. O universo da EaD amplia as possiblidades de prática, pois elas podem ser realizadas em espaços físicos convencionais, como em salas de aula do polo, e em espaços virtuais, com a utilização de diversos recursos tecnológicos.

Como posso verificar a biblioteca na EaD?

Todas as referências utilizadas pela Univesp estão disponíveis em suas bibliotecas virtuais ou em bases abertas. É possível, por exemplo, encontrar as obras dos planos de ensino disponíveis nas bibliotecas virtuais. Mesmo que você não veja diretamente a biblioteca, ou não a acesse pela página de login, ao clicar em links do AVA você é levado diretamente para ela. Você pode relembrar esses acessos por meio dos tutoriais da Minha Biblioteca e da Biblioteca Virtual, ou mesmo assistindo ao vídeo na sequência.

Como se pensa em atividades de cultura, de lazer e de interação social na EaD?

Os polos são nossos grandes hubs para contato entre os alunos. Recentemente, por exemplo, mas antes da pandemia, foi implantado o programa Trote Solidário, complementar ao acolhimento nos polos que sempre existiu. Os projetos integradores e seus temas também proporcionam uma convivência ímpar. Por fim, você já parou para assistir à programação da UnivespTV? Lá tem, aos fins de semana, programas como Jazz Sinfônica Brasil e Exposições, por exemplo.

E com relação a refeitórios, cantina e banheiros, como considerar essas infraestruturas na EaD?

Lembre-se que, sendo EaD, não existe obrigatoriedade de atividades de ensino em sala de aula presencial ou prédios físicos – embora atividades possam ser realizadas no polo. Assim, é uma realidade bastante diferente das instituições presenciais que dependem desses elementos. Todavia, a Univesp tem uma equipe que gerencia os polos e que fica sempre muito atenta à infraestrutura deles, com clareza e transparência, para que o atendimento ao aluno esteja em conformidade não somente com às necessidades dos estudantes, mas também com a legislação vigente, como acessibilidade e atendimento aos alunos com deficiência.