Letramento Racial para Práticas
Educacionais Antirracistas

Este Recurso Educacional Aberto (REA) não tem a intenção de esgotar as diversas manifestações do racismo no contexto educacional. Educadores podem (e devem) continuar a refletir sobre o uso de expressões e comentários racistas, a invisibilidade do corpo negro, gestos que podem ser considerados desrespeitosos, sentimentos de inferioridade e não pertencimento, assim como os temas eurocêntricos nos trabalhos escolares. Também é crucial abordar os constrangimentos enfrentados pelos estudantes negros dentro e fora de nossas instituições ao realizar atividades educacionais.

Além disso, instituições de ensino devem ter Políticas para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, nos termos da Lei N° 9.394/96, com a redação dada pelas Leis N° 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP N° 3/2004.

VOCÊ SABE O QUE É LETRAMENTO RACIAL?

Letramento racial é uma abordagem que não se restringe ao ensino convencional. Seu objetivo é preparar os indivíduos para reconhecerem, analisarem e questionarem as dinâmicas raciais em diferentes contextos, para combaterem o preconceito e se tornarem agentes de mudança, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

Estamos cientes de que não há uma hierarquia de racismo. Como não é possível falar de todos os grupos em situações de opressão étnica, no espaço limitado deste recurso educacional, este REA está direcionado para a população negra por conta das políticas governamentais e institucionais já existentes.

Vamos refletir sobre algumas manifestações de racismo e sobre as orientações que o educador deve seguir?

Problema do Racismo
Manifestações e Tratativas