Boas-vindas ao REA Letra – Ação! Nesta ferramenta você aprenderá como classificar as produções escritas dos estudantes nas suas respectivas hipóteses.
Como professor alfabetizador, você vai classificar as hipóteses dos estudantes de acordo com seu momento de entendimento da língua escrita.
Sabemos que alfabetizar não é uma tarefa fácil, menos ainda se o professor se confunde quanto às fases de construção da língua escrita.
Neste REA, o usuário poderá entender as distintas fases da alfabetização. Este é um desafio muito importante para entender o processo de alfabetização e o papel do docente.
A professora Denise acaba de ser contratada como substituta em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Antes de iniciar seu planejamento, recebe a informação de que a turma está em fase de alfabetização e que a professora anterior, Marina, já havia feito alguns exercícios de sondagem, porém, não classificou a fase em que cada criança estava. Em uma reunião pedagógica, Denise conversa com a professora que vai substituir. Elas duas vão, juntas, entendendo a produção dos alunos.
Objetivo: como professor(a) alfabetizador(a), você vai ajudar a professora Denise a classificar as hipóteses dos estudantes de acordo com seus momentos de construção da língua escrita.
Rodrigo Ratier e Pedro Annunciato
Site: Nova Escola
Priscila Maria Romero Barbosa
Site: Educação Pública
Mara Mansani
Site: Nova Escola
Mara Mansani
Site: Nova Escola
Pré-silábico
MARINA: Parabéns! A criança com a hipótese pré-silábica realmente ainda não compreende que a escrita representa os sons das palavras, por isso faz desenhos aleatórios, confundindo geralmente letras com números. A intervenção do professor é, a partir desta hipótese, promover o novo passo para que ela possa entender o valor sonoro das letras e das sílabas
Pré-silábico
MARINA: Parabéns! A criança com a hipótese pré-silábica realmente ainda não compreende que a escrita representa os sons das palavras, por isso faz desenhos aleatórios, confundindo geralmente letras com números. A intervenção do professor é, a partir desta hipótese, promover o novo passo para que ela possa entender o valor sonoro das letras e das sílabas