Letra-ação!

Boas-vindas ao REA Letra – Ação! Nesta ferramenta você aprenderá como classificar as produções escritas dos estudantes nas suas respectivas hipóteses.

Como professor alfabetizador, você vai classificar as hipóteses dos estudantes de acordo com seu momento de entendimento da língua escrita.

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Sabemos que alfabetizar não é uma tarefa fácil, menos ainda se o professor se confunde quanto às fases de construção da língua escrita.

Neste REA, o usuário poderá entender as distintas fases da alfabetização. Este é um desafio muito importante para entender o processo de alfabetização e o papel do docente.

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A professora Denise acaba de ser contratada como substituta em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Antes de iniciar seu planejamento, recebe a informação de que a turma está em fase de alfabetização e que a professora anterior, Marina, já havia feito alguns exercícios de sondagem, porém, não classificou a fase em que cada criança estava. Em uma reunião pedagógica, Denise conversa com a professora que vai substituir. Elas duas vão, juntas, entendendo a produção dos alunos.

Objetivo: como professor(a) alfabetizador(a), você vai ajudar a professora Denise a classificar as hipóteses dos estudantes de acordo com seus momentos de construção da língua escrita.

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MARINA: Muito prazer. Sou a professora Marina e estou indo para o 2º B. Você é a nova professora dos estudantes do 1º, certo?
DENISE: Muito prazer. Sou eu mesma!
MARINA: Então, esta semana fiz uma atividade de escrita com os alunos com palavras da temática "verão". Acabei de separar as produções escritas!
DENISE: Ah, que bom! Posso vê-las?
MARINA: Sim! Temos que entender essas hipóteses. Vamos lá? Eu posso ajudá-la.
DENISE: Claro que sim! Vamos lá.
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Antes de iniciar a classificação, gostaria de relembrar alguns aspectos de cada fase de alfabetização?
SIM
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Fases da Alfabetização - Emília Ferreiro
PISCINA
Pré-silábica
A criança ainda não compreende que a escrita representa os sons das palavras, mas faz diversas experimentações, utilizando, desenhos e outros sinais gráficos. Demonstra intenção de escrever através do traçado linear. Usa letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra. Tem leitura global, e a escrita é individual e instável.
FRUTA
Silábica sem valor sonoro
A criança começa a perceber que existe alguma relação entre os sons das sílabas como segmentos da palavra a ser escrita, começa a desvincular a escrita das imagens e dos números das letras; conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres; relaciona a escrita e a fala, para cada vez que pronuncia uma sílaba, ela escreve uma letra, porém essa letra (grafema) não tem relação com o som (fonema).
GUARDA-SOL
Silábica com valor sonoro
A criança já supõe que a escrita representa a fala; tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro as letras; já supõe que a menor unidade da língua seja a sílaba; a criança usa uma letra para cada vez que pronuncia uma sílaba, mas desta vez faz relação com o fonema (som).
BRINCAR
Silábica-alfabética
Esta é a hipótese intermediária em que a criança ora escreve silabicamente, ora alfabeticamente, ou seja, mistura a lógica da frase anterior com a identificação de algumas sílabas. Representar sílabas completas como representações parciais da sílaba por uma só letra. A criança compreende que a escrita tem função social; compreende o modo de construção do código da escrita; não tem problemas de escrita no que se refere a conceito.
PRAIA
Alfabética
A criança domina o código escrito, distinguindo letras, sílabas, palavras e frases. Compreende que a escrita tem função social e compreende o modo de construção do código da escrita. Ela omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica. Não tem problemas de escrita no que se refere a conceito e não é ortográfica e nem léxica.
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Complementando
O que é hipótese silábica?

Rodrigo Ratier e Pedro Annunciato

Site: Nova Escola

Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e a gênese da língua escrita

Priscila Maria Romero Barbosa

Site: Educação Pública

Hipóteses de escrita de alunos pré-silábicos e silábicos: como fazê-los avançar

Mara Mansani

Site: Nova Escola

Como estabelecer metas de alfabetização para + minha turma?

Mara Mansani

Site: Nova Escola

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Analisando a escrita dos estudantes - 1ª fase
Os alunos e alunas do primeiro ano do Ensino Fundamental fizeram uma atividade de escrita. Nessa primeira fase, todos escreveram a palavra FAMÍLIA. Você verá o que os(as) alunos(as) entregaram e será seu papel analisar os escritos e, então, atribuir alguma hipótese. Para isso, arraste a atividade para a respectiva coluna.
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Mayara
FAMÍLIA
Alex
FAMÍLIA
Giulia
FAMÍLIA
Bruno
FAMÍLIA
Bia
FAMÍLIA
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Os alunos e alunas do primeiro ano do Ensino Fundamental fizeram uma atividade de escrita. Nessa primeira fase, todos escreveram a palavra FAMÍLIA. Você verá o que os(as) alunos(as) entregaram e será seu papel analisar os escritos e, então, atribuir alguma hipótese. Para isso, arraste a atividade para a respectiva coluna.
Mayara
FAMÍLIA
Alex
FAMÍLIA
Giulia
FAMÍLIA
Bruno
FAMÍLIA
Bia
FAMÍLIA
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
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Considerações sobre a análise - 1ª fase
A professora Marina viu sua análise e tem algumas considerações a fazer! Clique em cada uma das atividades avaliadas e preste atenção no comentário da professora.
Pré-silábico
Mayara
FAMÍLIA
Silábico sem valor sonoro
Mayara
FAMÍLIA
Silábico com valor sonoro
Mayara
FAMÍLIA
Silábico-alfabético
Mayara
FAMÍLIA
Alfabético
Mayara
FAMÍLIA
Pré-silábico
MARINA: Parabéns! A criança com a hipótese pré-silábica realmente ainda não compreende que a escrita representa os sons das palavras, por isso faz desenhos aleatórios, confundindo geralmente letras com números. A intervenção do professor é, a partir desta hipótese, promover o novo passo para que ela possa entender o valor sonoro das letras y das sílabas
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Considerações sobre a análise - 1ª fase
A professora Marina viu sua análise e tem algumas considerações a fazer! Clique em cada uma das atividades avaliadas e preste atenção no comentário da professora.
Mayara
FAMÍLIA
Alex
FAMÍLIA
Giulia
FAMÍLIA
Bruno
FAMÍLIA
Bia
FAMÍLIA
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético

Pré-silábico

MARINA: Parabéns! A criança com a hipótese pré-silábica realmente ainda não compreende que a escrita representa os sons das palavras, por isso faz desenhos aleatórios, confundindo geralmente letras com números. A intervenção do professor é, a partir desta hipótese, promover o novo passo para que ela possa entender o valor sonoro das letras e das sílabas

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Analisando a escrita dos estudantes - 2ª fase
Agora que já teve o primeiro contato com os alunos e suas escritas a partir da palavra FAMÍLIA, analise outras atividades entregues pela turma, nas quais tentaram escrever palavras diversas. Para isso, arraste a atividade para a respectiva coluna.
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Érica
PICOLÉ
Isabela
MAR
Felipe
AREIA
Pedro
CALOR
Gerson
SUCO
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Analisando a escrita dos estudantes - 2ª fase
Agora que já teve o primeiro contato com os alunos e suas escritas a partir da palavra FAMÍLIA, analise outras atividades entregues pela turma, nas quais tentaram escrever palavras diversas. Para isso, arraste a atividade para a respectiva coluna.
Érica
PICOLÉ
Isabela
MAR
Felipe
AREIA
Pedro
CALOR
Gerson
SUCO
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
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Considerações sobre a análise - 2ª fase
A professora Marina viu sua análise e tem algumas considerações a fazer! Clique em cada uma das atividades avaliadas e preste atenção no comentário da professora.
Pré-silábico
Mayara
FAMÍLIA
Silábico sem valor sonoro
Mayara
FAMÍLIA
Silábico com valor sonoro
Mayara
FAMÍLIA
Silábico-alfabético
Mayara
FAMÍLIA
Alfabético
Mayara
FAMÍLIA
Pré-silábico
MARINA: Parabéns! A criança com a hipótese pré-silábica realmente ainda não compreende que a escrita representa os sons das palavras, por isso faz desenhos aleatórios, confundindo geralmente letras com números. A intervenção do professor é, a partir desta hipótese, promover o novo passo para que ela possa entender o valor sonoro das letras y das sílabas
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Considerações sobre a análise - 2ª fase
A professora Marina viu sua análise e tem algumas considerações a fazer! Clique em cada uma das atividades avaliadas e preste atenção no comentário da professora.
Mayara
FAMÍLIA
Alex
FAMÍLIA
Giulia
FAMÍLIA
Bruno
FAMÍLIA
Bia
FAMÍLIA
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético
Pré-silábico
Silábico sem valor sonoro
Silábico com valor sonoro
Silábico-alfabético
Alfabético

Pré-silábico

MARINA: Parabéns! A criança com a hipótese pré-silábica realmente ainda não compreende que a escrita representa os sons das palavras, por isso faz desenhos aleatórios, confundindo geralmente letras com números. A intervenção do professor é, a partir desta hipótese, promover o novo passo para que ela possa entender o valor sonoro das letras e das sílabas

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É importante sistematizar o nosso conhecimento. Vamos lá! Caso queira imprimir, pressione o botão abaixo.
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Muito bem! Esperamos que você tenha entendido sobre o processo de construção de conhecimento na escrita. Lembre-se que a sondagem diagnóstica é atividade essencial, que capacita o educador a conhecer as hipóteses das crianças envolvidas no processo de alfabetização. Deve-se realizar sondagens periodicamente, de modo a permitir que o professor realize um trabalho de acordo com a hipótese da criança.
Até a próxima! Equipe Univesp
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