História da Informática
A história da informática é longa e está em constante evolução. Conheça alguns inventores e suas criações no século XX.
A história da informática é longa e está em constante evolução. Conheça alguns inventores e suas criações no século XX.
Charles Babbage projetou e Ada Lovelace escreveu o algoritmo desse projeto de computador mecânico moderno de uso geral, que data de 1833. Infelizmente, ele nunca foi realmente construído.
O Automatic Sequence Controlled Calculator (ASCC) foi concebido em 1930 por Howard Aiken, construído e desenvolvido pela Universidade de Harvard e pela IBM em 1944. O Mark I foi a primeira calculadora digital automática de larga escala, e pesava cerca de 5 toneladas.
O Atasanoff-Berry Computer (ABC) foi inventado em 1939 por John Atanasoff e Clifford Berry e foi o primeiro computador a usar válvulas eletrônicas, números binários, capacitores e 1 quilômetro de fios.
Criado em 1941 por Konrad Zuse, foi a primeira máquina de computação totalmente automática e programável do mundo.
Equipamento criado por Alan Turing e equipe, para auxiliar na decodificação das mensagens secretas alemãs criptografadas na Segunda Guerra Mundial. Dez computadores Colossus foram utilizados nessa operação.
O Electronic Numerical Integrator and Computer foi o primeiro computador digital de larga escala, e entrou no mercado em 1946, criado por John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
O transistor é um componente eletrônico que funciona como amplificador e interruptor de sinais elétricos. Em 1956, essa invenção de William Bradford Shockley venceu o Nobel de Física.
O microchip é um circuito eletrônico minituarizado, composto por dispositivos semicondutores e utilizado em quase todos os equipamentos eletrônicos. Considera-se que o microchip tenha sido inventado por Jack Kilby da Texas Instrument e Robert Noyce, da Fairchild Semiconductor, em 1958.