Guia Rápido

Visão geral sobre os tipos de estágio e como eles funcionam na Univesp.

Regulamentação

O estágio na Univesp é regido pelo Regulamento de Estágios, construído em diálogo com a Lei do Estágio, Projeto Pedagógicos dos Cursos (PPCs), Normas Acadêmicas e documentos complementares emitidos pela Universidade.

Atenção: Qualquer estágio sempre deve contar com a Univesp como interveniente, independente da modalidade.

Modalidades de Estágio

O estágio pode ser realizado em duas modalidades: Obrigatório e Não Obrigatório.
Quando o aluno estiver apto para realizar os dois tipos, deve realizar, preferencialmente, o Estágio Obrigatório.

Conheça abaixo as características de cada modalidade.

Estágio Obrigatório Estágio Não Obrigatório
Definição
Definição Estágio definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), obrigatório para a conclusão do curso. Estágio desenvolvido como atividade opcional, não somada à carga horária regular e obrigatória do curso.
Duração máxima
Duração máxima Até 2 (dois) anos na mesma concedente (exceto estagiário PCD). Até 2 (dois) anos na mesma concedente (exceto estagiário PCD).
Requisitos de participação
Requisitos de participação Matrícula regularmente ativa, sendo vedada a participação de alunos com a matrícula trancada. Matrícula regularmente ativa, sendo vedada a participação de alunos com a matrícula trancada.
Requisitos de eligibilidade
Requisitos de elegibilidade Aprovação em 50% da matriz do curso, subtraindo as horas de TCC e as horas de estágio obrigatório, multiplicado pelo percentual mínimo de aprovação. Não há pré-requisitos para a realização do estágio não obrigatório. O aluno poderá realizá-lo a partir do momento em que estiver devidamente matriculado no curso escolhido.
Jornada
Jornada Até 6 horas diárias ou 30 horas semanais por concedente.
No caso de mais de um estágio, limite máximo total de 40 horas semanais.
Até 6 horas diárias ou 30 horas semanais por concedente.
No caso de mais de um estágio, limite máximo total de 40 horas semanais.
Remuneração
Remuneração Não é obrigatório. Obrigatória bolsa ou outra forma de contraprestação pela concedente.
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de acidentes pessoais Obrigatório, contratado pela Univesp. Obrigatório, contratação e custos de responsabilidade da concedente.
Documentos para formalização
Documentos para formalização Termo de Compromisso, emitido pela Univesp no Portal do Aluno. Termo de Compromisso e Plano de Atividades, emitidos pela concedente (a Univesp fornece modelos, mas a responsável é a concedente, que pode utilizar modelos próprios).
Documentos para encerramento
Documentos para encerramento

Postagem no Portal do Aluno ou no AVA, dependendo do caso, de:

  • Relatório final;
  • Ficha de presença;
  • Controle de carga horária.

Envio para o SAE (sae@univesp.br) de:

  • Relatório Final;
  • Termo de Rescisão, se for o caso.

Atividades Práticas Profissionais – APP

Os alunos do Eixo da Computação que ingressaram na Univesp a partir de 2020 devem completar 200h de componente curricular sobre práticas profissionais, que pode ser desenvolvido através das seguintes atividades:

  • Atividades Práticas em Trabalhos Voluntários: atividades na área de computação realizadas como trabalhos voluntários, desde que relacionadas com a área de formação do curso.
  • Certificações Extracurriculares: certificados de cursos realizados por empresas ou entidades da área de computação, presenciais ou online, que leve a complementação dos conhecimentos adquiridos no curso;
  • Estágio Curricular: em empresas ou órgãos públicos e privados das mais diversas áreas, sob supervisão de um profissional da área de Computação com projeto alinhado ao desenvolvimento pedagógico do curso;

Essas atividades são de grande relevância para a formação profissional na área da computação e para o desenvolvimento do senso de cidadania dos alunos da Univesp.

Saiba mais

Aqui, tivemos uma visão geral sobre o tema de estágios e Atividades Práticas Profissionais.
Para saber mais detalhes e procedimentos, acesse os conteúdos específicos: