Gestão de Riscos

Qual é a probabilidade de um incêndio acontecer em um prédio ou de chover durante o final de semana? Perguntas como essas são a base para identificar e prever riscos, ou seja, eventos que podem tanto representar ameaças quanto oportunidades a todo e qualquer projeto. Vamos ver um exemplo prático?

Imagine o projeto de construção de um prédio. Podemos entender que, no decorrer da obra, vários riscos podem surgir. Você seria capaz de gerenciar um projeto assim?

O risco, no contexto da gestão de projetos, pode ser definido como evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre os objetivos do projeto, sejam eles associados a custo, prazo, escopo ou qualidade do projeto.

Veja a seguir, de forma resumida, os seis processos que envolvem o gerenciamento de riscos:

Clique sobre os cartões para ver o verso
1

Planejar o gerenciamento dos riscos

1

Define como todas as atividades envolvidas no gerenciamento de riscos serão conduzidas ao longo do projeto.

2

Identificar os riscos

2

Determina os riscos que podem afetar o projeto e documenta suas características.

3

Realizar a análise qualitativa dos riscos

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Prioriza os riscos identificados para análise ou ação adicional por meio da avaliação e combina a probabilidade subjetiva de ocorrência do risco e o seu impacto no projeto.

4

Realizar a análise quantitativa dos riscos

4

Por meio de modelos matemáticos e estatísticos, analisa o efeito dos riscos identificados, em relação aos objetivos gerais do projeto.

5

Planejar as respostas aos riscos

5

Desenvolve opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças dos riscos, em relação aos objetivos gerais do projeto.

6

Monitorar e controlar os riscos

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Implementa os planos de respostas aos riscos, acompanha os riscos identificados, monitora os riscos residuais, identifica novos riscos e avalia a eficácia dos processos de tratamento dos riscos em todo o projeto.

Imagine que você, como gestor do projeto da construção do prédio, já planejou todas as atividades que irão envolver o gerenciamento dos riscos e agora dará o próximo passo: identificar os riscos.

Para isso, você convoca os coordenadores e toda a equipe envolvida com o projeto para uma reunião de brainstorm.

Clique nos personagens e veja a contribuição de cada um deles.

Se tivermos uma chuva forte, teremos que parar a concretagem na obra e isso atrasará o projeto.
Os congestionamentos são muito comuns, existe o risco de atraso no transporte dos materiais.
O aumento da taxa de câmbio pode causar aumento no custo da aquisição de materiais de acabamento, o que pode aumentar o custo do projeto.
Se tivermos um acidente com vítima dentro da obra, ela poderá ser interrompida pelo Ministério Público e atrasaremos o projeto, além de aumentar os custos.
Se os recursos de financiamento não forem liberados, a obra poderá ser interrompida pela construtora.

Você deve ter notado que os riscos podem ser externos, decorrentes de causas naturais, econômicas e fornecimento, ou internos, ligados à organização, gerenciamento e tecnologia interna.

Além de identificar os riscos externos, um bom gestor de projetos não pode deixar de acompanhar e controlar os riscos internos.

A seguir, veja três situações que representam riscos internos e indique qual risco está relacionado à organização, qual está relacionado ao gerenciamento e qual está relacionado à tecnologia interna, ordenando corretamente a coluna da direita.

Arraste os itens abaixo para ordená-los
  • Organização

  • Gerenciamento

  • Tecnologia Interna

  • Requisitos e especificações inadequados.
  • Inconsistência de custos, tempo e objetivos de escopo.
  • Alocação e controle precários de recursos humanos, financeiros e de tempo.
Muito bem! Você relacionou corretamente os itens. Avance!

Depois de identificar os principais eventos associados a riscos negativos, é necessário estimar os valores referentes à probabilidade de cada um desses riscos acontecerem e o impacto que eles causariam no projeto, caso ocorressem. Para isso, você deve recorrer a especialistas na área de cada risco.

Após essa consulta, os especialistas lhe forneceram dados sobre a probabilidade e o impacto de cada evento.

Agora, para saber o grau de risco, você deve multiplicar estes valores.

Registre o resultado dos seus cálculos na coluna “Grau de risco” e descubra se o risco é alto, moderado ou baixo.

Risco
Probabilidade
Impacto
Grau de risco
Descrição
Alagamento da obra devido a fortes chuvas.
0,5
0,8
OK
Risco alto
Atraso, em horas, no recebimento de materiais devido ao congestionamento.
0,7
0,05
OK
Risco baixo
Incêndio na obra.
0,1
0,8
OK
Risco moderado
Atraso de um mês no pagamento de um fornecedor, por descuido da contabilidade.
0,1
0,1
OK
Risco baixo
Muito bem! Agora que você já sabe o grau de risco de cada um dos itens, avance!

A partir dos resultados obtidos, é possível realizar uma análise quantitativa dos riscos, analisando, por exemplo, projetos semelhantes já concluídos e os planos de gerenciamento dos riscos, custos e cronograma. Assim, é possível ter uma melhor definição das decisões a serem tomadas.

Agora, é necessário planejar as respostas aos riscos, ou seja, definir as opções, ações e decisões que permitem explorar melhor as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

As respostas aos riscos devem fornecer ações preventivas (respostas aos riscos conhecidos), e ações corretivas (plano contingencial).

Analisando cada risco a seguir, classifique as ações propostas como:

ações preventivas
ações corretivas
Você classificou corretamente de 12 ações.
Alagamento da obra devido a fortes chuvas

Ações

Criar áreas de escoamento de chuva.
Utilizar lonas para evitar perda de materiais, como areia.
Contratar empresa para bombeamento da água da região alagada.
Atraso, em horas, no recebimento de materiais devido ao congestionamento

Ações

Programar o recebimento do material para as primeiras horas da manhã.
Promover folga dos funcionários e negociar a extensão do tempo de trabalho.
Ter um estoque de segurança para evitar que o trabalho sofra paralisações.
Incêndio na obra

Ações

Contatar o Corpo de Bombeiros.
Instalar alarmes de incêndio.
Capacitar as pessoas para o combate ao fogo.
Atraso de um mês no pagamento de um fornecedor, por descuido da contabilidade

Ações

Implantar um sistema de informação que indica datas corretas de pagamento por meio de alertas.
Manter as planilhas sempre atualizadas.
Negociar com o fornecedor para evitar pagamento de multa por atraso.
Ops! Nem todas as ações foram classificadas. Confira novamente.

Por fim, chega a etapa de monitorar e controlar os riscos, processo que ocorre quando o projeto está em andamento. Veja as questões que você deve ter em mente:

Percebeu como o conhecimento dos riscos é importante para a gestão de um projeto? Além disso, viu como a prevenção sempre será uma medida mais interessante do que a utilização de um plano contingencial para corrigir o resultado de um evento negativo?

Veja um resumo dos riscos mapeados:

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