Fundamentos de Inovação

A inovação está presente nos nossos dias, em variadas formas. Ela move a raça humana, ela traz resposta a grandes desafios que nos cercam, ela tem um potencial transformador de uma comunidade com consequente melhoria das condições de vida, associada à uma melhoria dos parâmetros econômicos.

Definições de inovação são muitas: escolhemos deixar com vocês aquelas do Manual de Oslo. Para trabalhar estas definições, leia a definição contida em cada carta e clique sobre ela para visualizar o seu significado. Para avançar para outra carta, clique no botão Continuar. Após ter lido todas, você deve associar as palavras aos seus respectivos significados.

VAMOS LÁ?

Isso é tudo!

Conceito Definição
Inovação Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
Tipos de Inovação de acordo com o Manual de Oslo Inovação de produto, de processo, de marketing e organizacional.
Inovação de produto É a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais.
Inovação de processo É a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares.
Tipos de inovação quanto ao impacto Inovação incremental e inovação radical.
Imprimir