Eu, Gestor?
As atividades gerenciais estão presentes em diversas carreiras, não apenas na vida do administrador. Seja como gestor de uma área técnica ou como CEO de uma empresa, é preciso ter certas habilidades e competências para realizar esse tipo de atividade. Para iniciar nossos estudos, convidamos você a refletir sobre sua atuação no contexto gerencial fazendo um exercício adaptado do livro Administração - teoria e prática no contexto brasileiro, de Felipe Sobral e Alketa Peci.
PARTE 1 - Autoavaliação Espontânea
Leia a frase abaixo e indique a alternativa mais adequada.
Sou capaz de administrar um grupo de pessoas em uma grande organização.
error Você precisa selecionar uma das opções para avançar.
PARTE 2 - Autoavaliação Orientada
Nesta etapa você irá analisar seu comportamento de modo mais detalhado.
Leia as afirmações abaixo e indique o quanto elas refletem a sua conduta.
Discordo totalmente
Discordo em partes
Não concordo nem discordo
Concordo em partes
Concordo totalmente
-
Em geral, tenho uma atitude positiva em relação àqueles que possuem uma posição de autoridade sobre mim (pais, professores, chefes etc.)
-
Gosto de competir e de ganhar, tanto individualmente como junto de meu grupo de trabalho.
-
Gosto de dizer aos outros o que devem fazer.
-
Protejo os integrantes de meu grupo de trabalho.
-
Gosto de me destacar no meu grupo de trabalho, não me sentindo bem quando passo despercebido.
-
Estou disposto a realizar tarefas repetitivas para alcançar meus objetivos.
-
De modo geral, aceito e procuro seguir aquilo que meus pais e professores falam para mim.
-
Vejo a competição como uma forma de motivação para revelar o que tenho de melhor.
-
Gosto de assumir a liderança de meu grupo ou equipe.
-
Gosto de defender minhas opiniões e crenças e de tentar convencer as pessoas que discordam do meu ponto de vista.
-
Gosto de ser notado e me comporto de maneira a atingir esse objetivo.
-
Reconheço ser a rotina e a ordem aspectos importantes no ambiente de trabalho e estudo.
-
Se meus pais pagam minhas contas, isso significa que devo respeitá-los.
-
Faço de tudo para não perder, pois, apesar de as pessoas negarem, sei que os vencedores sempre levam vantagens.
-
Não tenho problema em punir pessoas sob minha responsabilidade que fazem algo errado.
-
Sou ativo e faço logo o que tenho que fazer, não deixo nada para depois.
-
Quando solicitam um voluntário para alguma tarefa, prontamente me disponho. Dessa forma, conseguirei atingir um papel de destaque.
-
Estou disposto a realizar atividades "meio chatas e cansativas" para manter todas as coisas em ordem.
-
Sei que, para crescer e me destacar, é preciso cumprir as determinações de quem está acima de mim.
-
Acho que a competição e a disputa dentro de uma equipe podem levar a melhores resultados do que a simples colaboração, que deixa todos muito acomodados.
-
Adoro comandar as pessoas, distribuir tarefas, determinar o que devem fazer e verificar se tudo está sendo realizado corretamente.
-
Não gosto de "enrolar", sou direto e objetivo em minhas informações e atitudes.
-
Sonho em ser um(a) grande líder e executivo(a), que faça a diferença e tenha sucesso em uma grande organização.
-
Sei que o caminho para o sucesso não é sempre fácil, por isso estou disposto a cumprir tarefas rotineiras até ser recompensado.
Você precisa responder a todas as perguntas para avançar para a próxima etapa! Verifique suas respostas e tente novamente.
PARTE 3 - Análise do Resultado
E então? Após responder a autoavaliação orientada você continua com a percepção da parte 1?
Vamos comparar as duas respostas:
Na autoavaliação espontânea você respondeu:
E o seu resultado na autoavaliação orientada foi:
Inicial
Sua habilidade gerencial está em nível nascente, o que indica que talvez você não se sinta confortável realizando tarefas típicas de um gestor de grande empresa.
Talvez você tenha um perfil mais adequado para pequenas empresas, empreendimentos próprios ou empresas orgânicas - que trabalham com hierarquia flexível e sistema descentralizado de gestão.
Você também pode trabalhar alguns aspectos do seu comportamento para ter um desempenho melhor em empresas de grande porte.
Vamos analisar suas respostas com mais detalhes?
Sua habilidade gerencial está em nível razoável, o que indica que você deve conseguir realizar tarefas típicas de um gestor de grande empresa, mas precisará trabalhar alguns aspectos do seu comportamento para ter um desempenho melhor.
Considere ainda atuar em pequenas empresas, empreendimentos próprio ou empresas orgânicas - que trabalham com hierarquia flexível e sistema descentralizado de gestão.
Vamos analisar suas respostas com mais detalhes?
Sua habilidade gerencial está em nível avançado, o que indica que você provavelmente se sairá bem realizando tarefas típicas de um gestor de grande empresa.
Em outras palavras, sua conduta é compatível com as situações vividas em empresas altamente hierarquizadas, com decisões centralizadas e processos claramente definidos.
Vamos analisar suas respostas com mais detalhes?
A autoavaliação orientada analisou 6 dimensões que compõem o perfil do gestor em grandes empresas. Qualquer que seja seu desempenho, vale lembrar que esses aspectos podem ser trabalhados, se você desejar. Vamos aos seus resultados:
Disposição para tarefas repetitivas
Responder e-mails, preparar relatórios de desempenho, acompanhar indicadores... O trabalho do gestor é bastante interessante, mas em alguns momentos conta com tarefas não tão cativantes. Nessas horas, é importante que você consiga ter foco e motivação para seguir em frente.
Sete sugestões para desenvolver a motivação Métodos consagrados para aumentar o foco e a produtividadeAs perguntas 6, 12, 18 e 24 tratam dessa dimensão.
Facilidade em lidar com autoridade
Em geral, grandes empresas contam com estrutura altamente hierarquizada. Esse modelo garante rapidez nas decisões, mas demanda que os funcionários - e gestores - saibam respeitar e confiar na decisão dos superiores. É preciso perceber o momento certo para colocar suas opiniões e evitar atritos interpessoais.
O papel da hierarquia Dicas para lidar bem com a hierarquiaAs perguntas 1, 7, 13 e 19 tratam dessa dimensão.
Desejo de reconhecimento
Não há nada de ruim em desejar ser reconhecido por um bom trabalho, certo? Desejar uma posição de destaque pode ser bom quando motiva você a fazer o seu melhor e quando leva você a situações fora da sua zona de conforto.
Pratique a ousadia Como fazer tudo melhorAs perguntas 5, 11, 17 e 23 tratam dessa dimensão.
Assertividade
Ao mesmo tempo em que se deseja um profissional que respeite autoridade, grandes empresas buscam pessoas que expressem suas opiniões e saibam identificar o que precisa ser feito, principalmente na função de um gestor.
Proatividade - comportamento que faz a diferença Um jeito simples de ser mais assertivo sem ser agressivoAs perguntas 4, 10, 16 e 22 tratam dessa dimensão.
Desejo de competir
Competitividade é sempre ruim? Quando pensamos do ponto de vista institucional ela pode ser boa, desde que em níveis controlados. A competitividade, para muitas pessoas, é um estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional e faz com que os indivíduos busquem melhorar sempre, evitando a estagnação profissional.
Quando é preciso ser competitivo? Quando vencer é tudoAs perguntas 2, 8, 14 e 20 tratam dessa dimensão.
Desejo de exercer poder
Um dos papéis do gestor é coordenar equipes, o que para alguns é uma clara demonstração de poder. Porém, sempre vale lembrar que exercer poder só é positivo quando a equipe coordenada reconhece no gestor um líder e sente que suas demandas são acolhidas.
Como a liderança humilde realmente funciona Para atribuir responsabilidade, primeiro defina o que é responsabilidadeAs perguntas 3, 9, 15 e 21 tratam dessa dimensão.
Você pode salvar ou imprimir o seu resultado para consultas futuras :)
PARTE 4 - Aprofundando Conhecimentos
Quer saber mais sobre as habilidades necessárias a um gestor?
Se você é aluno dos cursos de Engenharia da Univesp, prepare-se para a disciplina Administração I: entre outros assuntos, ela trata das habilidades necessárias a um gestor, os papéis desempenhados por ele e aborda o comportamento organizacional.
Se você não é aluno das Engenharias da Univesp...
...prepare-se para o próximo vestibular!
Bons estudos!