Ética profissional e responsabilidade funcional

Você sabe o que é ética profissional e responsabilidade funcional?

Antes de pensar mais sobre isso, assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre a estrutura organizacional de uma instituição de ensino. É a partir dessa perspectiva que iremos discutir sobre esses conceitos.

Agora, clique nos itens em destaque para descobrir a percepção de diversos colaboradores da instituição sobre esses conceitos:

Neste REA, você refletiu sobre o que é ética profissional e responsabilidade funcional. Relembre algumas percepções dos colaboradores de uma instituição de ensino sobre esses conceitos:

• Diretora de Escola Técnica
    "Um agente do setor público precisa pautar todas as suas decisões na legislação e evitar qualquer implicação jurídica não prevista."
  • Professor
    "Responsabilidade funcional, no caso do docente, é garantir que a proposta de ensino seja aplicada em sala de aula"
  • Coordenadora
    de Curso
    "É preciso agir com transparência para atingir um bom resultado dentro da função exercida."
  • Coordenador
    de Ensino
    "Aqui, nossa responsabilidade funcional é fazer com que as atividades relacionadas à aprovação e reestruturação de cursos sejam cumpridas e os processos caminhem com qualidade. É nossa responsabilidade alcançar resultados satisfatórios na formação do aluno."
  • Diretor
    Administrativo
    "Para mim, ética profissional é um conjunto de comportamentos que vão determinar como eu vou atuar na vida profissional."
  • Vice-diretora Superintendente
    "Responsabilidade funcional é assumir tudo aquilo que você faz. É estar certo de que as decisões tomadas te levarão aos melhores resultados."

Conseguiu compreender o que é ética profissional e responsabilidade funcional? Você consegue explicar com as suas palavras esses conceitos? Utilize o campo a seguir para registrar a sua resposta.