Praticando
estratégias de leitura acadêmica

Para que você coloque em prática as estratégias de leitura que apresentamos, compreendendo melhor livros e artigos científicos, propomos uma dinâmica para treinar esta competência.

Leia o artigo presente neste link e, em seguida, preencha a ficha de leitura abaixo.
Após o preenchimento, você poderá gerar uma sugestão de resposta e compará-la com seus resultados, avaliando seu desempenho.

Vamos lá?

Ficha de leitura para textos acadêmicos | Univesp

apps.univesp.br/estrategias-de-leitura-academica
  1. Texto como um todo
    1. Os campos amarelos mostram como sua ficha pode estar

      Mapeamento de Competências: Um foco no aluno da Educação a Distância
    2. - Patricia Alejandra Behar – Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós-Graduação em Educação e em Informática na Educação da UFRGS*. [Fonte: plataforma lattes]

      - Ketia Kellen Araújo da Silva - Pós-Doutoranda (UFRGS), Doutora em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS), Graduada em Pedagogia (UFRGS). [Fonte: plataforma lattes]

      *UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    3. Artigo publicado na revista Novas Tecnologias na Educação, do CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação)- UFRGS, em dezembro de 2012.
    4. Mapeamento das competências necessárias aos alunos da Educação a Distância (EAD).
    5. - Abordagem quantitativa e qualitativa (quanti-quali);
      - Estudo de caso exploratório;
      - Levantamento bibliográfico sobre EAD, perfil do aluno e competências;
      - Curso de extensão que incluiu entrevistas e questionários;
      - Objeto de Aprendizagem (AO) intitulado CompMap (Mapeamento de Competências);
      - Resultado da análise: quadro com 12 competências.
  2. Objetivos e estrutura
    1. O estudante de EAD precisa ter determinadas competências para aproveitar melhor a modalidade. Essas competências são 12: fluência digital, autonomia, organização, planejamento, administração do tempo, comunicação, reflexão, presencialidade virtual, autoavaliação, automotivação, flexibilidade e trabalho em equipe.
    2. - O avanço da EAD teve grande impacto na Educação, modificando vários aspectos dela, inclusive o perfil do aluno;
      - Para ser aluno ou professor da EAD, são necessárias competências específicas;
      - Competência é definida aqui como a junção de conhecimento, habilidade e atitude.
  3. Leitura e compreensão textual
    1. - Presencialidade: “conceito central na aprendizagem online, a ‘presença’ em um curso a distância é entendida como a capacidade de cada participante projetar as suas características pessoais na comunidade virtual de aprendizagem, e assim apresentar-se a outros participantes como ‘pessoa real’ ”. (Fonte: www.educação-a-distancia.com)
  4. Crítica e avaliação do texto
    1. As autoras apresentam um conjunto claro de competências essenciais para o aluno de EAD, o que é interessante para a autoavaliação do estudante a respeito de quais competências tem e quais precisa desenvolver.
    2. Competência aqui é definida como conhecimento-habilidade-atitude. Entretanto, as próprias autoras afirmam que esse conceito possui diversas interpretações, algumas das quais elas mesmas apresentam: Le Boterf (1995), Fleury e Fleury (2001), Perrenoud e Thurler (2002), Zabala e Arnau (2010).
    3. Não é exatamente um problema, mas o texto não aborda como desenvolver ou melhorar as competências, apenas explica quais são elas.

Revisar conceitos

Lembre-se!

As competências em leitura e escrita melhoram consideravelmente com a prática. Quanto mais textos acadêmicos você ler e fichar ou resumir, maior facilidade terá com esse gênero textual.
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