ECONHECIMENTO
O conhecimento das questões ambientais é fundamental para o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações.
É por meio da educação ambiental que se constroem as habilidades, atitudes e competências para uso consciente dos recursos naturais.
Este recurso apresenta os princípios básicos da educação ambiental e ferramentas que auxiliam no processo de conscientização ambiental.
Veja o que a legislação dispõe sobre a educação ambiental:
Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999.
Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Art. 2º A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos nós a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela se desenvolve em um contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.
Princípios básicos da educação ambiental
Entenda quais são os princípios básicos da educação ambiental.
Clique nas setas para navegar.
Enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
Concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
Vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
Garantia de continuidade e permanência do processo educativo. Permanente avaliação crítica do processo educativo.
Abordagem articulada das questões ambientais locais,...
...regionais, nacionais e globais.
Reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
A política dos 4R
O desenvolvimento de uma consciência crítica estimula o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Por essa razão, é fundamental que a educação ambiental seja implantada nos ambientes públicos e privados. Uma ferramenta que pode auxiliar no processo de conscientização ambiental e mudança de comportamento é a política dos 4R: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Clique nos elementos para visualizar a descrição.
REPENSAR
REPENSAR
Rever as próprias atitudes objetivando minimizar os impactos ao meio ambiente.
REDUZIR
REDUZIR
Diminuir a geração e o desperdício de resíduos.
REUTILIZAR
REUTILIZAR
Evitar o descarte de materiais que podem ser utilizados novamente para a mesma ou para outra aplicação.
RECICLAR
RECICLAR
Utilizar o material descartado como matéria-prima em novo processo.
Ações para incorporar no dia a dia
Tomando como base a política dos 4R, é possível implantar ações em casa, no ambiente de trabalho, no bairro. Vamos ver algumas sugestões?
- Como é o seu gasto de energia elétrica?
- Você utiliza o carro todos os dias?
- Você faz compras por impulso?
- Você fecha as torneiras enquanto escova os dentes?
- Você dá preferência para as lâmpadas LED?
- Você utiliza embalagens recicláveis, como papel e papelão?
- Você faz impressão utilizando os dois lados do papel?
- Você reaproveita cascas de frutas e legumes para adubar plantas?
- Você reutiliza vidros de conserva e potes plásticos?
- Você separa o lixo orgânico do reciclável?
- Você descarta corretamente os resíduos perigosos (produtos químicos, pilhas, medicamentos)?
ECOnotícias
Quer ficar por dentro do que envolve a educação ambiental?
Acesse as páginas a seguir:
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – UNIVESP
PresidenteRodolfo Jardim de Azevedo
Diretora AcadêmicaSimone Telles Martins Ramos
Equipe
Docente responsávelJuliana Augusta Verona
CoordenaçãoÉdison Trombeta
Roteirização e Design InstrucionalNádia Pirillo
IlustraçãoCelso de Oliveira
LayoutNatasha Higa
ProgramaçãoAlberto Ortiz
Novembro/2019