Pesquisas recentes identificam que a maior parte dos professores não se sente segura ou bem formada para realizar a sua docência mediatizada por tecnologias. Não tiveram maior contato com o potencial das tecnologias mais recentes para auxiliá-los em seu planejamento e sua intervenção educacional.
Assuma aqui o papel de designer educacional e siga as etapas para planejar um pequeno curso on-line. No final, você terá nas mãos um documento estruturado que lhe permitirá colocar em prática seu planejamento. E, embora não seja nosso objetivo com este REA, você pode utilizá-lo também para planejar uma sequência didática em um curso presencial.
Importante: este é um recurso educacional e não uma plataforma que oferece serviços. Nós garantimos apenas que o recurso funcione para os fins para os quais foi criado.
ERRO Digite seu nome: Digite o seu email: Digite sua senha: Confirme sua senha:O primeiro passo de qualquer planejamento educacional é a definição do tema que se quer abordar. Assunto não falta; a dificuldade está em escolher um tema que não seja abrangente demais ou tão restrito que não interesse a quase ninguém.
Aliás, a definição de um tema para um curso está no cruzamento de dois eixos: o que faz parte do meu centro de interesses? O que interessa aos outros (ou o que os outros estão buscando por alguma necessidade)? Por isso não adianta nada definir um tema sem pensar também nas pessoas que você quer atingir com esse curso.
Vamos agora preencher nosso primeiro quadro:
Integrante:
Tema do curso:
Público alvo:
Justificativa:
Agora que você já definiu o tema do seu curso e o público-alvo, é preciso detalhar o planejamento.
Vamos agora preencher nosso segundo quadro:
Objetivos gerais
Carga horária total
Sequência
Carga Horária
avaliação
Chegamos à última etapa de nosso trabalho. Depois disso, você pode encarar algum dos muitos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e implementar o curso que está planejando.
Vamos agora preencher nosso último quadro:
Módulo
Você chegou ao fim de seu trabalho.
Confira agora seu projeto de curso e os roteiros dos módulos que você estruturou. Se estiver tudo bem, é só imprimir ou salvar. Caso queira modificar alguma coisa, é só retornar até a etapa correspondente e editar o que for necessário.
Ah! E se você ainda não baixou o nosso exemplo preenchido, sugerimos que o faça antes de ir embora. Ali estão indicados muitos bons materiais de consulta sobre como desenvolver o trabalho de designer educacional.