conta uma história
No campo educacional proporcionar que todos tenham acesso a tudo o que está sendo proposto em um conteúdo é um compromisso ético e inclusivo. Sendo assim, para descrever uma imagem há orientações e elementos básicos que devemos conhecer para praticar uma boa e adequada descrição. Este recurso educacional foi planejado para ajudar você a descrever imagens. Ao acessar cada um dos itens propostos você irá conhecer os elementos essenciais e norteadores para traduzir em palavras uma imagem e poderá se aventurar descrevendo. Vamos lá?
Ao navegar pela internet, é muito provável que nos deparamos com diversos tipos de imagens, como, por exemplo: fotografias, gráficos, infográficos, organogramas, mapas, ilustrações, entre outros. São elementos visuais que transmitem informações, complementam e ilustram explicações e situações, ou ainda, são utilizados apenas para fins estéticos. No entanto, para pessoas com deficiência visual e baixa visão, por exemplo, estes recursos por si só acabam se tornando uma barreira de acesso à informação imagética utilizada. Desse modo, a descrição de imagens em textos alternativos é fundamental para o acesso às informações que uma imagem quer transmitir, pois possibilita que não só pessoas com deficiência visual e baixa visão acessem um conteúdo imagético, como também, pessoas consideradas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos, por exemplo, se beneficiem desse tipo de recurso de acessibilidade. Confira a seguir os elementos essenciais para a descrição de imagens.
Quais os elementos essenciais para descrever uma imagem?
Confira um exemplo:
Fotografia retangular colorida. Seis pessoas sentadas em roda no chão de uma biblioteca, vistas de cima, do alto. Há uma pessoa adulta, de cabelos curtos e loiros, camisa azul clara e calça creme, sobre uma almofada vermelha, segurando um livro aberto. Ao lado dela há cinco crianças sentadas em círculo, de pernas cruzadas: um menino branco, de cabelo marrom, blusa azul escura e tênis branco; à direita, uma menina loira, de cabelos presos, blusa rosa, tênis branco; à direta, uma menina ruiva, cabelos presos e blusa cinza; ao lado, um menino pardo, de cabelo preto, com camiseta e tênis brancos; e por fim um menino negro de cabelos raspados, com camiseta vermelha. Todos usam calça jeans. O chão da biblioteca é de carpete cinza e há, do canto direito superior, um móvel branco com almofadas verdes; no canto superior esquerdo, prateleiras brancas com muitos livros coloridos; no canto inferior esquerdo, um pufe alaranjado, atrás do adulto.
Em fotografias que aparecem pessoas é importante descrever: gênero, idade, cor da pele, peso, estatura, olhos, cabelo, algum detalhe do rosto que for significativo e expressivo na imagem, como, por exemplo, nariz, boca, sobrancelhas, expressões faciais, gestos, posição na imagem e vestimentas.
Este cuidado é essencial, pois, as pessoas com deficiência visual irão compor a imagem conforme a descrição dada. Portanto, quanto mais organizada for a descrição, melhor a compreensão da imagem traduzida em palavras.
Contemple algumas variedades de imagens e suas respectivas descrições:
Heitor Villa-Lobos, capa da partitura original de Bachianas Brasileiras n.1, 1930.
Fotografia retangular, na vertical, da capa da partitura original de Bachianas Brasileiras n.1, do compositor Heitor Villa-Lobos. A folha com pauta musical traz os dados da composição, escritos à tinta, à mão: na primeira linha há o nome abreviado do autor H. Villa-Lobos. Na diagonal, sem seguir a horizontalidade da linha da pauta, há o seguinte texto: “fazer uma capa com as definições”. Acima da quarta e quinta linha há o título da composição: “Bachianas Brasileiras n.1 para orquestra de violoncello”. A partir da sétima linha há o seguinte texto: “I. Introdução (embolada), II. Preludio (modinha), III. Fuga (conversa), Partitura”. No canto inferior direito, há o texto: “S. Paulo. 1930”. A fotografia colorida mostra cores de um papel amarelado, envelhecido, com algumas marcas em marrom.
Fotografia retangular, colorida, de pés e pernas de quatro crianças sobre uma ponte suspensa de um brinquedo de parquinho, nas cores vermelho, azul, verde, amarelo. Todas são mostradas apenas do joelho para baixo. Da esquerda para a direita, temos: os pés de criança de calça azul marinho e sapatilha azul e branca, ao seu lado há um pedaço do shorts vermelho de outra criança, que usa sapato azul; à direita há a borda de uma saia azul escura e por baixo uma calça azul clara, e essa criança usa uma sandália rosa e verde; e por fim a parte de baixo de uma calça jeans e tênis branco.
Fotografia retangular com fundo preto. No centro da fotografia há uma mão de pele branca segurando um giz na cor laranja. Ao lado esquerdo há desenhado na mesma cor do giz, e de forma aleatória, quatro círculos, quatro triângulos e quatro quadrados, todos pequenos. Ao centro da imagem e bem acima da posição da mão com o giz há um colchete com uma seta em seu centro saindo de forma perpendicular a linha do colchete, indicando para o lado direito onde há desenhado na mesma cor laranja três fileiras, sendo a primeira de cima para baixo: quatro quadrados, a segunda quatro triângulos e na terceira e última fileira quatro círculos.
Para descrever um gráfico é importante conter as seguintes informações básicas:
Exemplo: Gráfico de barras
Exemplo: porcentagem da população brasileira em 2023
Exemplo: o gráfico representa a área delimitada por uma região curva. Além disso, demonstra a capacidade de água que pode ser inserida na mesma região.
Veja alguns exemplos:
Gráfico: Moradores com deficiência, por faixa etária (2016). Total de moradores (%). Gráfico em barras, representa a proporção em % da população brasileira por faixa etária que possui deficiência. A proporção total é representada pela barra azul no valor de 11,6%. O restante das barras está na cor verde. Da esquerda para direita temos: 0 a 5 anos representa a proporção de 0,9% da população brasileira com deficiência. 6 a 9 anos representa 4,1%; 10 a 15 anos representa 5,8%; 16 a 24 anos representa 6%; 25 a 34 anos representa 5,4%; 35 a 44 anos representa 9,2%; 45 a 59 anos representa 18,6% e 60 anos ou mais representa 32,1%.
Fonte: Estudo Setorial Acessibilidade e Tecnologias: um panorama sobre acesso e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação por pessoas com deficiência no Brasil e na América Latina.
Gráfico representado no plano cartesiano (x, y). Na vertical (eixo y) têm-se os seguintes valores: 0, 100, 200 e 400. Na horizontal (eixo x) há os seguintes valores: 2 negativo, 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12 e 14. No plano há uma superfície fechada na cor azul, delimitada por dois segmentos de curvas que são descritos pelas seguintes funções: y igual a a vezes x elevado a meio e y igual a b vezes x elevado ao quadrado. As curvas têm dois pontos de intersecção, sendo o ponto superior com coordenada P(x,y) com os seguintes valores: (13,57; 368,40).
Fonte: Mecânica dos sólidos.
Veja uma complementação feita pelo professor sobre o gráfico anterior e como a descrição foi possível:
Gráfico representado no plano cartesiano. Na vertical (eixo y) têm-se os seguintes valores: 0, 100, 200 e 400. Na horizontal (eixo x) há os seguintes valores: 2 negativo, 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12 e 14. No plano há uma superfície fechada na cor azul, delimitada por dois segmentos de curvas que são descritos pelas seguintes funções: y1 igual a b vezes x elevado ao quadrado, e y2 igual a a vezes x elevado a meio. As curvas têm dois pontos de intersecção, sendo o ponto superior com coordenada P(x,y) com os seguintes valores: (13,57; 368,40). Na superfície azul foram desenhadas as seguintes observações: uma estreita área vertical que vai de um lado a outro na cor vermelha. Esta área é representada por dx e possui 2 pontos onde o ponto superior está na altura da coordenada y igual a 200 e o outro inferior na coordenada y igual a 100. A distância do ponto superior na superfície até o eixo y é denominado por x barra inicial é igual a x. A distância desse mesmo ponto até o eixo x é denominada y2. A distância da extremidade inferior da área retangular na superfície até o eixo x é denominada de y1. A distância do ponto inferior na superfície até o eixo x é denominada de y barra inicial.
Fonte: Mecânica dos sólidos.
Para tabelas é recomendado evitar mesclar linhas e colunas: Os leitores de tela realizam a leitura de forma linear, ou seja, sem agrupamentos de linhas ou colunas. Na necessidade de mesclar, faça a descrição. É recomendado fazer uma breve descrição textual sobre a organização da Tabela, ou seja, o que ela está apresentando. Isso auxilia os estudantes com deficiência visual e estudantes com TEA, Deficiência Intelectual e com dificuldades de aprendizagem. É recomendado não utilizar tabelas em formato de imagem. Porém, caso utilize, lembre-se de fazer a descrição. Para descrever uma tabela é importante conter as seguintes informações básicas:
Exemplo: Tabela elaborada pelo INEP (2021) sobre cálculos do IDEB
Exemplo: A tabela contém quatro colunas e cinco linhas.
Exemplo: Na primeira linha contém as categorias de identificação de cada coluna na sequência: Coluna 1 Escola, Coluna 2 SAEB, Coluna 3 Aprovação Média, Coluna 4 IDEB. Na segunda linha...
Exemplos:
Tabela elaborada pelo INEP (2021) sobre exemplos do cálculo do IDEB. A tabela contém quatro colunas e cinco linhas. Na primeira linha contém as categorias de identificação de cada coluna na sequência: Coluna 1 Escola, Coluna 2 SAEB, Coluna 3 Aprovação Média, Coluna 4 IDEB. Na segunda linha contém a escola A com nota 6,0 no Saeb, 90% de aprovação média e Ideb de 5,4. Na terceira linha contém a escola B com nota 6,0 no Saeb, 80% de aprovação média e Ideb de 4,8. Na quarta linha contém a escola C com nota 4,0 no Saeb, 80% de aprovação média e Ideb de 3,2. Na quinta e última linha contém a escola D com nota 5,0 no Saeb, 100% de aprovação média e Ideb de 5,0. Fonte: Elaborado por INEP, 2021.
Veja as imagens a seguir e escolha uma dentre as descrições que acredita ser a mais adequada para cada imagem.
Foto retangular colorida. No centro há um menino negro sentado, escrevendo em um livro ou caderno, sobre uma mesa. Ele tem cabelos pretos, curtos e usa uma camiseta regata preta e shorts xadrez. Há uma bolsa e um estojo sobre a mesa, à frente dele, e uma estante atrás com livros e cadernos. A parede ao fundo da foto, ao lado do menino, é de tijolo aparente, sem acabamento, e tem uma janela pequena ao alto.
Há menino sentado, escrevendo em um caderno pequenininho. Ele tem cabelos pretos, curtos e usa uma camiseta, usa shorts xadrez e não sabemos se tem sapato ou não. Ele escreve em cima de uma mesa. A parede ao fundo da foto é bem pobre, de tijolo aparente, sem acabamento, de uma casa bem simples, provavelmente onde ele mora. Há uma bolsa e um estojo sobre a mesa, à frente dele. Há ainda uma janela pequena ao alto da parede. Atrás do menino, há uma estante com alguns livros e cadernos.
Foto de um menino sentado, escrevendo em um caderno pequenininho em cima de uma mesa. Ele tem cabelos pretos, curtos e usa uma camiseta regata preta e shorts xadrez. Há uma bolsa e um estojo sobre a mesa, à frente dele, e uma estante atrás com livros e cadernos. A parede ao fundo da foto, ao lado do menino, é de tijolo aparente, sem acabamento, e tem uma janela pequena ao alto.
Capa do livro “Amoras” de autoria do Emicida. No canto esquerdo abaixo da letra S está escrito na cor azul “Ilustrações Aldo Fabrini”. Abaixo do título há o rosto de uma criança negra com os cabelos pretos. A criança olha para cima. É possível ver os cabelos, olhos, nariz e orelhas da criança. Os traços dessa ilustração se assemelham a uma linguagem de histórias em quadrinhos. O fundo atrás do menino e do título é marrom. De forma centralizada acima a primeira ilustração que aparece é o nome do autor Emicida escrito em letras maiúsculas na cor amarela. Logo abaixo aparece o título do livro Amoras, escrito em letras maiúsculas com cores diversas, sendo as letras A e R na cor rosa, as letras M e A na cor amarela e as letras O e S na cor azul. No canto esquerdo abaixo da letra A há o logo da editora, um desenho pequeno de um trem, e abaixo está escrito “Companhia das Letrinhas”.
Capa do livro “Amoras” de autoria do Emicida. De forma centralizada acima a primeira ilustração que aparece é o nome do autor Emicida escrito em letras maiúsculas na cor amarela. Logo abaixo aparece o título do livro Amoras, escrito em letras maiúsculas com cores diversas, sendo as letras A e R na cor rosa, as letras M e A na cor amarela e as letras O e S na cor azul. No canto esquerdo abaixo da letra A há o logo da editora, um desenho pequeno de um trem, e abaixo está escrito “Companhia das Letrinhas”. No canto esquerdo abaixo da letra S está escrito na cor azul “Ilustrações Aldo Fabrini”. Abaixo do título há a ilustração da metade do rosto de uma criança negra com os cabelos pretos. A criança olha para cima. É possível ver os cabelos, olhos, nariz e orelhas da criança. Os traços dessa ilustração se assemelham a uma linguagem de histórias em quadrinhos. O fundo atrás do menino e do título é marrom.
Capa de livro marrom “Amoras” de autoria do Emicida. Acima da imagem aparece o nome Emicida escrito em letras maiúsculas na cor amarela. Logo abaixo aparece o título Amoras, escrito em cores diversas, como rosa, amarela e azul. No canto esquerdo abaixo da letra A há o logo da editora, um trem com o escrito “Companhia das Letrinhas”. No canto esquerdo abaixo da letra S está escrito na cor azul “Ilustrações Aldo Fabrini”. Abaixo do título há a ilustração da metade do rosto de uma criança negra com os cabelos pretos. É possível ver os cabelos, olhos, nariz e orelhas da criança. O fundo atrás do menino e do título é marrom.
Note que o importante em cada descrição é ser cuidadoso em transmitir de forma fidedigna o que a imagem representa, como, por exemplo: formato, tamanho, cores, disposições, ordem em que os elementos aparecem, entre outras coisas que já vimos anteriormente. Caso você tenha ficado com alguma dúvida retome nas etapas anteriores e refaça o exercício. A seguir você poderá treinar diversas descrições. Aproveite!
Agora chegou o momento de você experimentar e descrever! Fique à vontade para descrever todas as imagens a seguir ou somente as que você quiser. Tente ao menos uma! Se precisar retome as telas anteriores e tire suas dúvidas.
Fonte:Estudo Setorial Acessibilidade e Tecnologias: um panorama sobre acesso e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação por pessoas com deficiência no Brasil e na América Latina.
- Escreveu de forma clara e objetiva;
- Não expressou julgamento ou opiniões pessoais a respeito da imagem; Mencionou o tipo de imagem (fotografia, desenho, pintura, gráfico, mapa, etc);
- Indicou o formato em que a imagem aparece (quadrado, retangular, circular, etc) e se a imagem é colorida ou não;
- Começou pelo elemento mais importante e só depois passou a descrever os demais, com cuidado, respeitando uma ordem que apresenta cada um;
- Se atentou ao fundo e outros detalhes significativos;
- Utilizou tempo verbal no presente;
- Na imagem que aparece pessoas você se atentou a descrever todas as características físicas, vestimentas e posição.
Lembre-se de que descrever também é interpretar e, por isso, mesmo com os elementos norteadores há muitas formas de descrever uma mesma imagem.