Como escrever um
e-mail corporativo
Comunicar-se de forma eficiente na escrita é uma tarefa nada fácil! Afinal, quando se escreve é necessário um cuidado muito maior e atenção às regras de gramática e ortografia da língua. Entre elas, podemos citar o uso dos sinais de pontuação: exclamação, vírgula, travessão, ponto e vírgula etc., incluídos ao texto para expressar sentimentos, pensamentos e emoções, além de criar ritmo, harmonia e auxiliar na entonação da voz.
É muito provável que você já tenha ouvido falar nesses sinais e os tenha usado na escrita. Mas o importante agora é saber de que forma eles são aplicados no texto escrito, seja este um e-mail, uma redação, um artigo, uma dissertação ou qualquer outro tipo.
Acompanhe a seguir a história de Rebeca:
Ela recebeu um e-mail do seu chefe contendo orientações para a realização de suas tarefas. Após ler alguns dos materiais enviados, Rebeca fica com algumas dúvidas e acredita que precisa de uma orientação a mais sobre as atividades. Ela precisa escrever um e-mail para tirar essas dúvidas, porém não sabe por onde começar. Como podemos ajudar a Rebeca?
Pensando nisso, propomos algumas dicas para ajudar a Rebeca a escrever seu e-mail:
Clique nos números para visualizar as informações.
Inicie o e-mail de forma educada e cordial, cumprimentando o destinatário. Por exemplo: “Fulano de tal, bom dia”; “Prezados, boa tarde”; “Caros, bom dia”. Esta regra deve ser aplicada apenas quando esta é a primeira conversa com o seu interlocutor, e deve ser evitada caso necessite trocar e-mails com ele. Nesse caso, opte por chamá-lo pelo nome. Uma última dica é incluir uma vírgula após o nome da pessoa, o que configura um vocativo: “Aline, boa tarde!”
Gírias, termos abreviados, clichês, neologismos e a informalidade devem ser evitados no e-mail corporativo. Procure sempre usar termos formais. Algumas expressões que você deve evitar são: “vc”, “tbm”, “e aí?”, “beijos”, “venho através desta”, “sem mais para o momento etc. Use sempre expressões cordiais como: “obrigado”, “por favor”, “desculpe”.
Há uma boa chance de causar uma má impressão quando seu e-mail vem carregado destes quatro elementos. Por isso, é sempre importante checar esses erros no texto. Vejamos alguns exemplos:
Assim como ocorre na escrita de um texto simples, é importante o e-mail ser desenvolvido a partir destas três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão, de forma que a mensagem seja entendida facilmente. Comece pela apresentação do tema principal, discorra sobre o assunto e depois conclua.
Para tornar esse exercício um pouco mais fácil, pensando na organização de sua escrita, você pode separar em tópicos as informações que precisa comunicar. É possível também deixar espaços entre esses blocos de texto para facilitar a separação das ideias. Por fim, atente-se à formatação do texto, evite o uso de muitas cores ou o excesso de fontes e tamanhos.
Muita informação, além de poder cansar a leitura, pode provocar o desinteresse do leitor. Então, quanto mais claro, conciso e objetivo for o texto, melhor! Sem contar que fica muito mais fácil para entender, não é?
A ortografia merece uma atenção especial em relação à escrita de e-mails corporativos. Algumas orientações importantes são:
Depois de passar por todas estas etapas chegou o momento de encerrar o e-mail. Aqui a regra não é diferente, utilize termos como:
“Qualquer dúvida, estou à disposição”;
“Aguardo o seu retorno”;
“Cordialmente”;
“Atenciosamente”.
Observe que para o encerramento é interessante termos menos impessoais, como “beijos” e “abraços carinhosos”.
Se possível, crie também assinaturas ao final do e-mail com nome, cargo e telefone de contato para o destinatário saber de que empresa é você.
Deve ser criado depois de o e-mail ser escrito, e precisa ser um texto curto. Não se esqueça de preencher essa parte, pois é a primeira coisa que o destinatário irá olhar ao bater o olho no e-mail. Sendo assim, ele precisa ser claro e conciso.
É importante revisar o e-mail pelo menos 2 ou 3 vezes até que esteja tudo correto antes de enviá-lo. Certifique-se de indicar a pessoa certa na sua lista de contatos para não ocorrer o erro de a mensagem ser enviada para outro destinatário. Quando for inserir um anexo, certifique-se de que ele está no tamanho ideal, se não, é possível compactar para deixá-lo menor.
Depois destas dicas, Rebeca se sentia muito mais confiante para escrever. Veja como ficou a escrita do e-mail da Rebeca para o seu chefe:
Nova mensagem |
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Para robertoshimoshi@asadvogados.com.br |
Assunto Re: Documentos de atividades da semana |
Boa tarde, Roberto, tudo bem? Recebi o seu e-mail, obrigada. Porém, estou com dúvidas no material 2, 3 e 5. Não entendi muito bem o que é para eu fazer nestas atividades. Você teria um tempo para me explicar? Podemos fazer uma reunião presencial ou, se achar melhor, me chamar por video chamada, o que preferir. Espero seu retorno.. Atenciosamente Rebeca Santos da Silva Auxiliar Administrativo A&S Advogados rebeca.santos@asadvogados.com.br |
Enviar |
Após observar a estrutura do e-mail da Rebeca, chegou a hora de você produzir o seu. Mas, antes de começar, vamos analisar quais etapas ela utilizou para a escrita do seu e-mail:
Boa tarde, Roberto, tudo bem?
Primeiro ela faz uma saudação na apresentação de modo informal. Existem várias maneiras de se fazer saudação, por exemplo: Caros, bom dia!; “Boa tarde, pessoal!”, e assim por diante.
Recebi seu e-mail, obrigada.
Depois, ela inicia o texto respondendo ao e-mail recebido pelo seu chefe. No caso de um e-mail inédito, você pode começar a introdução da seguinte forma: “Fulando de tal, entro em contato...”; “ O motivo do meu contato”, por exemplo.
Porém, estou com dúvidas no material 2, 3 e 5. Não entendi muito bem o que é para eu fazer nestas atividades. Você teria um tempo para eu me explicar? Podemos fazer uma reunião presencial ou, se achar melhor, pode me chamar por videochamada, o que preferir.
Já nesse trecho ela desenvolve o texto explicando o motivo do seu contato. Nesse caso, atente-se para o uso correto de pontuações, como vírgulas, ponto final, sinais de exclamação e interrogação. Evite também a repetição de palavras. Além disso, seja objetivo.
Espero seu retorno.
Então, ela conclui o e-mail. Aqui, o critério é de quem escreve. Sendo assim, você pode finalizar o texto a partir de encerramentos como: Qualquer dúvida, fico à disposição”; “até mais e até logo”; “Espero seu retorno"..
Agora é com você, utilize o formulário abaixo para escrever seu e-mail. Não se esqueça de quais são as regras para estruturar esse tipo de texto.
Ao final, clique em imprimir.
Nova mensagem |
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Para |
Assunto |
Imprimir |
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
PresidenteRodolfo Jardim de Azevedo
Diretora AcadêmicaSimone Telles Martins Ramos
CoordenaçãoÉdison Trombeta
Roteirização e Design InstrucionalThais Vasconcelos da Silva
LayoutHenrique Inhauser Caldas
IlustraçãoLeonardo Kina Ikeda
ProgramaçãoCelso de Oliveira
Outubro/2020