Jogo dos 5 acertos do Desenho Universal

Você já parou para observar a variedade de características das pessoas à sua volta? Algumas são baixas, outras são altas, algumas andam com cadeira de rodas, muletas, falam por meio da libras, etc.

É para atender a essa variedade gigantesca de características que o Desenho Universal existe. Trata-se de uma série de princípios para que os ambientes sejam planejados de forma a atender à maioria da população, com pouca ou nenhuma dificuldade de uso.

Com isso em mente, você consegue ver, neste cenário abaixo, cinco pontos certos que têm a ver com os princípios do desenho universal? Procure os elementos que você acredita estarem de acordo com o desenho universal e clique neles!

Descrição: O cenário está dividido em três partes. Na primeira, há uma cidade grande ao fundo, além de nuvens em um céu azul; à frente, uma mulher caminha em direção aos acessos ao metrô: um elevador e uma escada, sendo que nesta já há outra mulher descendo. A segunda parte, onde está parte dos elementos interativos do recurso, é a entrada do metrô, com os seguintes elementos, da esquerda para a direita: telefone público, quatro catracas de acesso, das quais uma possui o símbolo de acessibilidade, um alto-falante, uma mulher em cadeira de rodas em direção às catracas, uma porta de saída de emergência, outra de banheiro, elevador e escadas. Na terceira parte, onde está o restante dos elementos interativos do recurso, há, também da esquerda para a direita, uma escada rolante, um atendente do metrô tentando se comunicar com uma mulher surda, um mapa tátil do espaço, uma sequência de cadeiras de espera, sendo que três delas está dobrada ou fechada e um trem em deslocamento; o piso tátil perpassa o espaço na horizontal.

Seu placar

0 acertos e 0 erros

Estes são apenas alguns exemplos que podem ser dados.

Todo ambiente pode ser melhorado para uso equitativo, de forma que todos consigam utilizá-lo da melhor maneira possível a partir de suas características e potencialidades. Isso exige uma mudança na maneira como pensamos a sociedade, nosso entorno e nossas próprias ações. O que eu, no ambiente que me envolve, posso fazer para que tudo fique mais próximo dos princípios do desenho universal? A mudança começa em cada um de nós. E estudar ajuda muito nisso. Continue nos conteúdos do curso e faça o possível para aplicá-lo em seu contexto.