Camada atingida
Ir direto para a
Temperatura
Pressão
Distância da Superfície
O ozônio estratosférico filtra a radiação solar ultravioleta
Esta camada é aquecida pela radiação solar e a temperatura decresce com a altitude (6ºC/km) até a tropopausa onde se estabiliza em torno de -60ºC
b) Permanece constante c) Aumenta com a altitude d) Oscila muito em função da altitudeA troposfera que se estende de 0 a 10km de altitude, contém 80 a 90% da massa total do ar e quase a totalidade do vapor d'água, daí sua importância para os fenômenos meteorológicos
A atmosfera é constituída por 78% de Nitrogênio e 21% de Oxigênio
c) Dióxido de carbono d) Vapor d'águaAs auroras boreais (hemisférios norte) e austrais (hemisfério sul) ocorrem na ionosfera bem como a reflexão de ondas eletromagnéticas de volta para a Terra, fenômeno muito importante para a comunicação por rádio.
d) MesosferaA IONOSFERA está localizada logo acima da mesosfera e tem a temperatura controlada pela absorção da radiação solar (UV e X) e varia muito em função da atividades solar. Para além dos 85km de altitude, encontra-se a ionosfera. A temperatura aumenta rapidamente com a altitude. As moléculas de gases são muito mais raras. A partir de 100km, as partículas começam a interagir com o vento solar. Encontram-se na ionosfera os satélites, as ondas de rádio e o fenômeno das auroras boreais, por exemplo.
A MESOSFERA tem características similares à troposfera, com a temperatura diminuindo rapidamente com a altitude até a mesopausa, mas não há vapor d'água. Na altura da mesopausa, situada aproximadamente a 80 km de altitude, as temperaturas variam entre 0ºC e -100ºC. Os meteoros explodem ao encontrarem o atrito dessa camada.
A ESTRATOSFERA localiza-se logo acima da troposfera. Ela contém pouco vapor d'água (devido às temperaturas muito baixas na tropopausa), mas contém a maioria do ozônio. A absorção da radiação solar UV pelo ozônio explica que a temperatura varia pouco até 30km, mas depois aumenta com a altitude até um máximo de 0ºC na estratopausa, a uma altitude de 50km. Esta estrutura mais estável inibe os movimentos verticais. O tempo de residência das partículas na estratosfera é longo devido a ausência de nuvens e precipitações. Aqui, também são encontrados os balões científicos.
A TROPOSFERA, que se estende até aproximadamente 11km, contém 80% da massa da atmosfera. É caracterizada pela diminuição da temperatura com a altitude, em média, de 6,5ºC/km. A troposfera é uma camada relativamente bem misturada na vertical e é nesta camada que ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos. O limite superior da troposfera é a tropopausa. Sua altitude varia em função da latitude 6km a 8km nos polos, 16km a 18km na linha do Equador. As nuvens, os aviões e até os picos mais altos das cordilheiras não ultrapassam os limites desta camada.
Olá! Eu sou o Júlio Verne e vou acompanhar você nessa jornada pela atmosfera!
Formadora: Christine Laure Marie Bourotte