Para Freinet, o professor deve estimular a descoberta e a realização pessoal do indivíduo. Ele também valoriza a cooperação entre estudantes e atividades coletivas como conversas e comunicação de trabalhos realizados.
Brinquedoteca Univesp – Sala dos Professores
Boas-vindas!
Olá, (futuro) docente!
Boas-vindas à Sala dos Professores. Este espaço foi idealizado para que você possa utilizar a Brinquedoteca Univesp de forma consciente e embasada, explorando suas potencialidades pedagógicas e compreendendo sua importância na educação das crianças.
Aqui, você terá acesso a:
Indicações de textos, vídeos e outros materiais sobre os aspectos pedagógicos envolvidos no brincar, além de links para outras brinquedotecas virtuais.
O que é brinquedoteca?
Brinquedoteca é um espaço, presencial ou virtual, onde as crianças podem explorar a sua criatividade por meio de atividades lúdicas. Ela se configura como um ambiente de múltiplas aprendizagens, cujo objetivo é ampliar as oportunidades de acesso das crianças e do público em geral a jogos diversos, brincadeiras e atividades lúdicas, culturais e estéticas, valorizando o ato de brincar como propulsor de desenvolvimento e, no caso da Univesp, contribuindo também com a formação de professores.
Nossa ideia é garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar, utilizando um ambiente previamente preparado, agradável, alegre e colorido, no qual mais importante que a diversidade dos brinquedos é a ludicidade que eles proporcionam. Neste sentido, a Brinquedoteca Univesp é constituída por dois espaços: o espaço principal, para as crianças utilizarem, e um segundo espaço – este aqui – para a formação de professores e a reflexão sobre a importância do lúdico no processo de aprendizagem das crianças.
Para acessar o espaço principal da Brinquedoteca Univesp, clique na imagem abaixo:
Princípios norteadores da Brinquedoteca Univesp
A Brinquedoteca Univesp foi construída a partir da perspectiva da psicologia infantil, segundo a qual a educação deve ser um processo que parte do interesse da criança e o aprendizado deve decorrer da experiência e da exploração. Nessa perspectiva, a escola deve ser um pequeno mundo real, prático, que a criança pode explorar.
Clique nos cards abaixo para conhecer a contribuição de alguns autores que inspiraram a criação da Brinquedoteca Univesp.
CÉLESTIN FREINET
MARIA MONTESSORI
Montessori vê a criança como um explorador e um observador. Para ela, o ambiente tem grande importância no desenvolvimento: quando bem preparado, é motivador da autonomia, da exploração sensorial e da descoberta.
JOHN DEWEY
Dewey defende a educação do indivíduo como um todo, considerando aspectos físicos, emocionais e intelectuais. Nesse contexto, as atividades criativas ganham mais espaço, bem como o estímulo ao pensamento crítico e à democracia.
ANÍSIO TEIXEIRA
Teixeira foi aluno de Dewey, cuja filosofia inspirou muitas de suas ideias. Pioneiro da escola pública no Brasil, lutou pela democratização do ensino no país e por uma escola mais pragmática, baseada na experiência do aluno, que preparasse para pensar e para agir - e não apenas para memorizar e reproduzir.
LOURENÇO FILHO
Lourenço Filho foi pioneiro da relação entre psicologia e educação no Brasil. Para ele, a escola deve preparar para a vida real e as necessidades sociais - em outras palavras, preparar para a vida e não para os exames.
FERNANDO DE AZEVEDO
Redator do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova (1932), Azevedo defende que todos têm direito à educação integral. Propõe um ensino centrado na criança e um aprendizado de mão dupla, no qual pais e educadores também aprendam com os pequenos, em vez de subjugá-los.
JEAN PIAGET
Piaget defende que a criança se desenvolve com base em estágios pré-estabelecidos pelo desenvolvimento biológico, beneficiando-se das interações sociais de acordo com as possibilidades de cada fase.
LEV VYGOTSKY
Para Vygotsky, a aprendizagem tem caráter social e cultural. Ele valoriza a mediação e a interação planejadas e intencionais entre os mais aptos e os aprendentes.
Depois de explorar os cards, é possível identificar alguns pontos recorrentes nesses autores. Estes, portanto, são os princípios que norteiam a Brinquedoteca Univesp:
Papel do professor como motivador e mediador
Valorização da interação, da cooperação e das atividades coletivas
Estímulo à autonomia e ao pensamento crítico e democrático
Preocupação com a educação do indivíduo como um todo
Educação pragmática, baseada na experiência do estudante e contextualizada no mundo real
O brincar na escola
Agora que você já compreendeu o papel da brinquedoteca e seus princípios norteadores, chegou a hora de pensar na prática docente: como potencializar o brincar dentro da escola? No vídeo a seguir, conheça a experiência de seis escolas brasileiras que revisitaram suas práticas, assumindo um novo olhar para o brincar de suas crianças.
DIÁLOGO COM ESCOLAS | TERRITÓRIO DO BRINCAR
E aí, ficou inspirado?
Com certeza você já está mais preparado para utilizar a Brinquedoteca Univesp de forma didática e intencional, mas nossa trilha não acaba aqui: navegue pelo cenário abaixo e descubra mais materiais, reflexões e possibilidades sobre as relações entre o brincar, o lúdico e a educação. Aproveite!
Explorando possibilidades
A Sala dos Professores também é sua: fique à vontade!
Nesta seção, você pode acessar referências bibliográficas no Material de Estudo; descobrir outros recursos didáticos e lúdicos da Univesp em Recursos Multimídia; contribuir com indicações de materiais e comentários no Mural de Trocas (em breve); e, por fim, participar de uma Reunião Pedagógica para refletir sobre tudo o que conversamos até aqui. Vamos juntos?
Acesse os conteúdos pelos links do texto, ou navegando no cenário abaixo:
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