Derivadas
Reta Tangente
Variação da função f(x) através de sua derivada, observando diferentes pontos do gráfico. Em cada ponto, é possível visualizar a construção da reta tangente ao gráfico.
Para qualquer função: f:R⟶R
a derivada da função f em um ponto c∈R é o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico de f no ponto c.
No gráfico interativo ao lado, vamos visualizar esta propriedade usando como exemplo a função em verde: f(x)=x52−5x32+2x
Em vermelho veja a reta tangente no ponto c: yc=f′(c)⋅x+f(c)−f′(c)⋅c
- Quando f está descrescendo f′(c)<0
- Quando f está crescendo f′(c)>0
Como explorar o gráfico?
Para melhor entendimento, você pode variar o valor de c usando o slider, sendo −2≤c≤2 ou utilizar o botão "fazer automaticamente" para acompanhar a variação de c.
Máximos e Mínimos
Observe o crescimento e o decrescimento de f(x) acompanhando seus mínimos e máximos locais, através do estudo da variação de sua derivada f′(x).
Como explorar o gráfico?
Você pode variar o valor de x no intervalo 0≤x≤7π2, adicionando ou subtraindo π. Para isso use os botões < e >.

f(x)=sen(x)

f′(x)=cos(x)
Para uma função f:R→R contínua e derivável, quando sua derivada troca de sinal positivo para negativo, f(x) atinge seu valor de máximo local, passando de crescente para decrescente (1). Já quando a troca é de positivo para negativo, f(x) atinge seu valor mínimo local e passa de decrescente para crescente (2). Matematicamente, temos:
(1)
x<a e f′(a)>0x=a e f′(a)=0x>a e f′(a)<0
⟹
{f(a) é máximo localf passa de crescente para decrescente
(2)
x<a e f′(a)<0x=a e f′(a)=0x>a e f′(a)>0
⟹
{f(a) é mínimo localf passa de decrescente para crescente
Para visualização destas propriedades, vamos estudar a variação da função f(x)=sen(x), no intervalo 0≤x≤7π2
x=π2 No intervalo de 0≤x≤π2, f(x) era crescente e f′(x) assumia valores positivos. Quando x passa por π2, f′(x) troca de sinal de positivo para negativo e, por isto, f(x) atinge um máximo local f(π2)=sen(π2)=1 e passa a ser decrescente.
x=3π2 No intervalo anterior π2≤x≤3π2, f(x) era decrescente e f′(x) assumia valores negativos. Quando x passa por 3π2, f′(x) troca de sinal de negativo para positivo e, por isto, f(x) atinge um mínimo local f(3π2)=sen(3π2)=−1 e passa a ser crescente.
x=5π2 No intervalo anterior 3π2≤x≤5π2, f(x) era crescente e f′(x) assumia valores positivos. Quando x passa por 5π2, f′(x) troca de sinal de positivo para negativo e, por isto, f(x) atinge um máximo local f(5π2)=sen(5π2)=1e passa a ser decrescente.
x=7π2 No intervalo anterior 5π2≤x≤7π2, f(x) era decrescente e f′(x) assumia valores negativos. Quando x passa por 7π2, f′(x) troca de sinal de negativo para positivo e, por isto, f(x) atinge um mínimo local f(7π2)=sen(7π2)=−1 e passa a ser crescente.