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Academia dos Teóricos

Academia dos Teóricos existe para ajudar você a fundamentar sua prática escolar!
Clique em cada um dos teóricos a seguir (a ordem é sugerida) e descubra as principais características deles.

Burrhus F.Skinner

JeanPiaget

HenriWallon

SigmundFreud

LevVygotsky

Academia dos Teóricos

Skinner

Piaget

Wallon

Freud

Vygotsky

Já estudou cada teórico?

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Burrhus F.Skinner

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Quer se aprofundar sobre este teórico? Confira o vídeo abaixo.

Coleção Grandes Educadores — Burrhus F. Skinner

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Categorias
Inteligência/busca do conhecimento
Aprendizagem
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Relações sociais/sociabilidade
Método
Fundamentos

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Controlam o comportamento dos sujeitos com reforçadores que direcionam o comportamento. É manipuladora.
Devem ser justas e democráticas. A sociabilidade é essencial à íntese dialética entre cognição e afetividade.
Análise do comportamento, instrução programada e máquinas de ensinar.
Deve ser avaliada pelos comportamentos observáveis. Não há necessidade de explicá-la como função mental.
São essenciais porque toda aprendizagem pressupõe a internalização de conhecimentos que estão presentes no meio social.
Arranjo de contingências. É evidenciada pelo que pode ser observado, ou seja, pela Análise do Comportamento.
Aprende sem ser ensinado, sob condições reforçadoras.
São necessárias, pois o aluno beneficia-se das interações de acordo com as possibilidades do seu estágio de desenvolvimento.
Arranjador de contingências, utiliza-se da análise do comportamento, para planejar a instrução programada e reforçadores.

Jeanpiaget

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Coleção Grandes Educadores — Jean Piaget

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Sujeito se beneficia das interações sociais de acordo com as possibilidades dadas pelo estágio de desenvolvimento.
Exploração dos processos de equilíbrio/desequilíbrio/reequilíbrio que permitem passar para níveis de conhecimento mais complexos.
É alcançado passo a passo no percurso dos estágios universais, pré-determinados pelo desenvolvimento biológico.
Estrutura-se no processo de equilibração e envolve a assimilação e a acomodação de novos esquemas de conhecimento.
É um processo que se move por meio de componentes inscritos no campo intelectual e também por uma carga emocional em grande parte inconsciente resultado da função repressora.
A aprendizagem antecipa-se ao desenvolvimento em um processo dialético e revolucionário.
Ser em desenvolvimento intelectual que avança com base em estágios pré-estabelecidos pelo desenvolvimento biológico.
Parte do estágio de desenvolvimento do aluno. Desequilibra os esquemas já dominados para motivar a aprendizagem.
Função psicológica especificamente humana que surge sempre e primeiro no contato com outras pessoas, no meio social, e posteriormente é internalizado.

Henriwallon

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Coleção Grandes Educadores — Henri Wallon

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Ocorre como possibilidade dada pelo desenvolvimento biológico. Estrutura-se no processo de equilibração e envolve a assimilação e a acomodação de novos esquemas de conhecimento.
Enxerga seu aluno em sua totalidade e completude. Para além do desenvolvimento intelectual, busca o desenvolvimento da pessoa.
É o arranjador de contingências que com base na análise do comportamento, planeja as atividades por meio de instrução programada e de condições reforçadoras
Surge da relação indissociável entre desenvolvimento biológico e psíquico. Afeto e cognição têm ação recíproca.
É um ser social que se apropria dos instrumentos e dos sistemas simbólicos mediadores. Na interação com o outro avança para níveis de desenvolvimento ainda latentes, potenciais.
Processo conduzido pelos domínios funcionais, conforme o momento de desenvolvimento do aluno.
Sujeito concreto e completo. Desenvolve-se em estágios, de modo engajado, integrado em um mundo que ele mesmo projeta.
Devem ser justas e democráticas. A sociabilidade é essencial na síntese dialética entre cognição e afetividade.
Modelo de desenvolvimento integral. Respeito à indissociabilidade cognição/afetividade, corpo/mente, teoria/prática e sujeito/objeto.

Sigmundfreud

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Coleção Grandes Educadores — Sigmund Freud

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Tem características próprias, conforme o momento de desenvolvimento do aluno. Funciona integrando as dimensões afetiva-cognitiva-motora imbricadas.
Possibilita o diálogo, é um modelo, observa as atitudes conscientes de seus alunos, reconhecendo os limites do próprio trabalho.
São possíveis graças às repressões das energias sexuais que se revertem em sentimentos em prol da harmonia social.
Não traz orientações metodológicas ou curriculares específicas. Sugere o diálogo e a compreensão do outro.
Articula sexualidade e conhecimento. Força sexual inconsciente, desviada do objeto original, aciona a atividade intelectual.
Um ser em desenvolvimento intelectual que avança com base em estágios pré-estabelecidos pelo desenvolvimento biológico.
Processo movido por componentes do campo intelectual e também por carga emocional inconsciente resultado da função repressora.
Aprende sem ser ensinado, sob condições reforçadoras que consideram os comportamentos observáveis.
Sofre constante pressão sobre seus desejos muitos dos quais atingidos pela repressão.

Levvygotsky

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Coleção Grandes Educadores — Lev Vygotsky

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É o mais experiente na tarefa. Regula e controla os processos de ensino e aprendizagem do aluno explorando a ZDP.
O desenvolvimento depende da internalização de conhecimentos presentes no meio social, vai do intersubjetivo para o intrasubjetivo.
São possíveis graças às repressões das energias sexuais que se revertem em sentimentos em prol da harmonia social.
Orienta-se pelas possibilidades que a ZDP oferece, da mediação e da interação planejada e intencional entre o mais apto e o aprendente.
Função psicológica especificamente humana. Surge sempre e primeiro no contato com outras pessoas e posteriormente é internalizado.
Tem caráter social e cultural. A internalização completa o processo. Ou seja, adianta-se ao processo de desenvolvimento.
Ser social que se apropria dos instrumentos e dos sistemas simbólicos mediadores. Na interação avança para níveis latentes, potenciais.
Sofre constante pressão sobre seus desejos muitos dos quais atingidos pela repressão.
São necessárias ao desenvolvimento do sujeito que se beneficia das interações de acordo a pré-determinação dos estágios de desenvolvimento.

Licença Creative Commons

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – UNIVESP

PresidenteMaria Alice Carraturi

Diretora AcadêmicaCleide Nébias

Diretor AdministrativoRicardo Bocalon

Equipe

Docente responsávelMaria Helena Palma

IlustraçãoCelso Roberto Lourenço

LayoutAna Clara Viola, Bruna Garabito, Celso Lourenço, Celso de Oliveira e William Kimura

ProgramaçãoBruna Garabito, Celso de Oliveira e William Kimura

Planejamento e Design InstrucionalAparecida Azevedo, Édison Trombeta, Juliana Giordano e Nádia Pirillo

Agosto/2017