Academia dos Teóricos
Academia dos Teóricos existe para ajudar você a fundamentar sua prática escolar!
Clique em cada um dos teóricos a seguir (a ordem é sugerida) e descubra as principais características deles.
Academia dos Teóricos
ROUSSEAU
FRÖEBEL
DECROLY
MONTESSORI
FREINET
MALAGUZZI
Já estudou cada teórico?
Ver quadrocomparativo
Jean-JacquesROUSSEAU
pronto para colocar em prática.
Arraste os fundamentos à respectiva categoria para completar a caracterização do teórico.
Categorias
Criança
Professor
Escola
Educação
Práticas Educativas
Fundamentos
Valoriza a liberdade e o desenvolvimento das faculdades mentais e físicas das crianças.
Visa ao desenvolvimento da personalidade humana e das suas potencialidades.
Organizada em 4 períodos: de 0 aos 5 anos, dos 5 aos 12 anos, dos 12 aos 15 anos, dos 15 aos 20 anos.
É um processo natural, que respeita o desenvolvimento natural da criança.
Deve preservar a criança, partindo dos instintos naturais dos pequenos para desenvolvê-los.
Lugar do cultivo da vida social livre e cooperativa.
Não gosta de imposições, nem de disciplina rígida.
Tem características e necessidades próprias. Nasce boa, porém o adulto - imerso em vícios - a perverte. Deveria viver o maior tempo possível em seu estado “natural” de inocência.
FriedrichFRÖEBEL
pronto para colocar em prática.
Arraste os fundamentos à respectiva categoria para completar a caracterização do teórico.
Categorias
Criança
Professor
Escola
Educação
Prática Educativa
Fundamentos
Valoriza a liberdade e o desenvolvimento das faculdades mentais e físicas das crianças.
Ser que reserva em si mesmo as melhores potencialidades. Explorador, pequeno cientista e observador.
Um pesquisador. Aquele que estimula a descoberta e a realização pessoal do indivíduo.
Nela, há liberdade, lei, autodeterminação. Não visa à aquisição de conhecimento, mas sim à promoção do desenvolvimento. Faz florescer as potencialidades consideradas naturais do indivíduo.
Dotada de autoatividade, por meio da ação expressa suas intenções. Deve ser compreendida de acordo com sua natureza, tratada com justiça e posta no livre exercício de suas forças.
Valoriza a expressão corporal, o gesto, o desenho, o brinquedo, o canto e a linguagem. Valoriza atividades espontâneas. A autoatividade é a base e o método.
Lugar do cultivo da vida social livre e cooperativa.
Responsável pela mediação entre as crianças e os objetos de interesse. Deve compreender a relevância do brincar.
Jean-OvideDECROLY
pronto para colocar em prática.
Arraste os fundamentos à respectiva categoria para completar a caracterização do teórico.
Categorias
Criança
Professor
Escola
Educação
Prática educativa
Fundamentos
Organizada em 4 períodos: de 0 aos 5 anos, dos 5 aos 12 anos, dos 12 aos 15 anos, dos 15 aos 20 anos.
Enxerga seu aluno em sua totalidade e completude. Para além do desenvolvimento intelectual, busca o desenvolvimento da pessoa.
Responsável pela mediação entre as crianças e os objetos de interesse. Deve compreender a relevância do brincar.
Apreende o mundo com base em uma visão do todo que, posteriormente, pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem.
Visa ao desenvolvimento da personalidade humana e das suas potencialidades.
Criador de ambientes propícios à autoatividade, autoavaliação, ao realismo, à originalidade e à criatividade, garantindo à criança o direito de crescer livremente e em plenitude.
Centrada no aluno, prepara as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos. Tem função preventiva, garantindo formação intelectual, física e moral.
Métodos ativos - a criança conduz o próprio aprendizado, aprendendo a aprender. Desenvolve a observação, a associação e a expressão. Currículo construído pelas crianças.
MariaMONTESSORI
pronto para colocar em prática.
Arraste os fundamentos à respectiva categoria para completar a caracterização do teórico.
Categorias
Criança
Professor
Escola
Educação
Prática Educativa
Fundamentos
Educação Infantil organizada em período de pré-ensino, do nascimento até por volta dos dois anos; jardim de infância, dos 2 aos 4 anos; escola maternal, dos 4 aos 7 anos.
Visa ao desenvolvimento da personalidade humana e das suas potencialidades.
O ambiente facilita a expansão do ser em desenvolvimento, recolhe as energias, parece o lar. O material é componente essencial para estimular o sensorial e a autoeducação.
Ser que reserva em si mesmo as melhores potencialidades. Explorador, pequeno cientista e observador.
Não gosta de imposições, nem de disciplina rígida.
Prepara o ambiente adequado e motivador. Sua atribuição não é falar, mas preparar e dispor uma série de motivos de atividade cultural em um ambiente preparado.
É um processo natural, que respeita o desenvolvimento natural da criança.
Onde aflora o livre desenvolvimento. Propicia e garante manifestações espontâneas da criança. Local com liberdade para a escolha dos objetos a serem manipulados pelas crianças.
CélestinFREINET
pronto para colocar em prática.
Arraste os fundamentos à respectiva categoria para completar a caracterização do teórico.
Categorias
Criança
Professor
Escola
Educação
Prática Educativa
Fundamentos
Educação Infantil organizada em período de pré-ensino, do nascimento até por volta dos dois anos; jardim de infância, dos 2 aos 4 anos; escola maternal, dos 4 aos 7 anos.
Classes cooperativas e multisseriadas. Organização pautada em momentos de: planejamento, conversa, atividades coletivas, comunicação dos trabalhos realizados nas oficinas, avaliação.
Ser que reserva em si mesmo as melhores potencialidades. Explorador, pequeno cientista e observador.
Não gosta de imposições, nem de disciplina rígida.
Um pesquisador. Aquele que estimula a descoberta e a realização pessoal do indivíduo.
Lugar onde se deve aprender os fatos importantes para a vida em sociedade. Onde se pratica verdade, justiça, personalidade livre, responsabilidade, iniciativa, relações causais.
Deve preservar a criança, partindo dos instintos naturais dos pequenos para desenvolvê-los.
Responsável pela mediação entre as crianças e os objetos de interesse. Deve compreender a relevância do brincar.
LorisMALAGUZZI
pronto para colocar em prática.
Arraste os fundamentos à respectiva categoria para completar a caracterização do teórico.
Categorias
Criança
Professor
Escola
Educação
Prática Educativa
Fundamentos
Deixa de ser uma experiência obrigatória para alcançar certos estágios e se tornar uma aprendizagem significativa. Aumenta as possibilidades de a criança inventar e descobrir.
Autoaprendizagem e currículo definidos junto com as crianças. A organização do espaço, a construção do ambiente e o tempo são essenciais para permitir a inventividade infantil.
Educação Infantil organizada em período de pré-ensino, do nascimento até por volta dos dois anos; jardim de infância, dos 2 aos 4 anos; escola maternal, dos 4 aos 7 anos.
Autônoma, capaz de estabelecer conversações, ideias, interrogações. Sujeitos que têm conhecimento e possibilidade de expressá-lo em uma situação de parceria com os adultos.
É dotado de saber e de desejo de pesquisar e aprender junto com as crianças. Contribui na elaboração dos quadros conceituais que definem conteúdos e práticas pedagógicas.
Local alegre para crianças pequenas, como um organismo vivo integral, como um local de vidas e relacionamentos compartilhados entre adultos e muitas crianças.
Não gosta de imposições, nem de disciplina rígida.
Educação Infantil organizada em período de pré-ensino, do nascimento até por volta dos dois anos; jardim de infância, dos 2 aos 4 anos; escola maternal, dos 4 aos 7 anos.