
A jornada
do conteudista
Univesp
Vamos entender cada uma das fases desta jornada, como estão organizadas, e quais as tarefas a serem realizadas pelo conteudista e pelos atores da Univesp.


O chamado à aventura!


Cruzamento do limiar: seus aliados


Aproximação do objetivo


Provação máxima


Conquista da recompensa!


O chamado à aventura!


Cruzamento do limiar: seus aliados


Aproximação do objetivo


Provação máxima


Conquista da recompensa!





Acesse a seção Transparência de nossa Home Page para entender quais são as ações nesta fase!
O Edital está disponível no site institucional. As inscrições estão abertas de modo permanente. A cada etapa são divulgadas as disciplinas para as quais novos docentes conteudistas serão contratados. Também estão disponíveis as informações sobre os valores de cada serviço a serem desenvolvidos, bem como o Termo de Referência com a descrição das características da disciplina.
Link: https://univesp.br/transparencia/credenciamento-de-docentes.
CTA dos valores para pagamento.
*Para disciplinas reofertadas, cujo conteúdo já foi produzido e está disponível, a carga horária de produção e os quantitativos de recursos previstos em cada serviço, podem ser inferiores aos descritos no Termo.
Ainda na seção Transparência de nossa Home Page, você pode acessar a lista de disciplinas que são disponibilizadas semestralmente. leia atentamente aos requisitos, realize a inscrição e gere um ticket para a fase seguinte, o sorteio.
Lista de disciplinas para 2022 e, ou 2023.
Na etapa do sorteio, feito pela Loteria Federal do Brasil, os resultados da seleção, com ordem de classificação, são publicados no site da Univesp e no Diário Oficial.
Convocação: este é o momento em que você, conteudista, será convocado, atendendo a ordem de classificação, por e-mail e pelo Diário Oficial. Em um prazo de 2 dias, deve preencher o documento e devolver para o mesmo endereço eletrônico.
Contrato: a minuta do contrato acompanha o edital publicado. Para a contratação, todos os documentos listados no Edital são conferidos e encaminhados para a finalização do processo. Nesta fase, cabe a você entregar a autorização da instituição de origem para que o contrato seja enviado.
O contrato confirma o detalhamento dos serviços descritos no Termo de Referência. Aponta, assim, suas responsabilidades como conteudista da Univesp.
Prazo: são 5 dias úteis para assinatura do contrato.
Assim, iniciamos a próxima fase!




A equipe de materiais didáticos recebe suas informações de contato para que possa marcar a reunião de boas-vindas e dar todos os detalhes que serão necessários para a construção da disciplina.
Você será cadastrado(a) na nossa Formação para Autores! Formação desenvolvida especificamente para nossos conteudistas e disponibilizada em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem… aqui, além de ter contato com os três módulos: Conhecendo a Univesp; produção de materiais e elaboração de atividades e processo contratual e administrativo, será também seu primeiro contato com o AVA, para já criarmos familiaridade, afinal, você participará ativamente da validação de sua disciplina quando estiver publicada.
Mais informações sobre a Formação serão passadas pela equipe na Reunião de boas-vindas.
Na reunião de boas-vindas, você conhecerá seus aliados para que conclua sua jornada!
Os objetivos dela são repassar detalhadamente como será o trabalho desenvolvido pelo conteudista, quais materiais devem ser entregues, apresentação dos templates que apoiarão para a construção dos entregáveis e a definição do cronograma.
Esse é um bate-papo com informações importantíssimas, sendo crucial a participação para o melhor entendimento do que a Univesp espera do conteudista.
Seus aliados, além de darem as boas-vindas na reunião, também estarão sempre presentes para o que precisar.
Material de apoio: https://apps.univesp.br/academico/guia-disciplina/
A primeira entrega será combinada no dia da reunião de boas-vindas. Esta é a melhor oportunidade que a equipe e conteudista possuem para calibrarem os conteúdos, alinhando os objetivos da disciplina ao público-alvo. É aqui também, que o Supervisor de Conteúdos vai realizar sua primeira análise, auxiliando no planejamento geral (elaborado na Matriz Didática) com sugestões e melhorias.
*Para reofertas a produção inicia pela Atividade Avaliativa da semana 3.




Em todo o processo, você contará com o apoio de 5 atores, abaixo estão as descrições de seus papéis:
SUPERVISOR
DE CONTEÚDO
Enquanto o Dl é responsável pela modelagem da disciplina, o Supervisor de conteúdo é responsável pela análise técnica do conteúdo desenvolvido, tendo domínio da área específica da disciplina.
DESIGNER
INSTRUCIONAL (DI)
Alinha as diretrizes e métricas da Univesp com o professor, analisa as entregas e finaliza os roteiros. É responsável, também, pelas validações ao longo do processo.
PROFESSOR
AUTOR (VOCÊ)
É o responsável por:
- Desenvolvimento da disciplina de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, Modelo Pedagógico e Perfil do aluno Univesp;
- Elaboração de atividades;
- Acompanhamento da disciplina.
DOCENTE
UNIVESP
Define metodologias e avalia resultados.
SUPERVISOR
DE CURSO
Define metodologias junto ao docente Univesp e acompanha sua aplicação e desenvolvimento.
SUPERVISOR
DE MEDIAÇÃO
Trará dúvidas relacionadas ao conteúdo.
A intenção da equipe é tornar a jornada do conteudista tranquila e leve de ser trilhada dentro da Univesp, dentre os atores, o conteudista irá interagir com mais frequência com o Supervisor de Conteúdos e o DI.
O Supervisor de Conteúdos, em suas análises técnicas, tendo domínio da área específica, auxiliará com sugestões que vão deixar o conteúdo ainda mais ideal ao perfil do aluno.
O Designer Instrucional (DI) a cada nova entrega alinhará as diretrizes e métricas com o conteudista, e o acompanhará durante todo o processo de validação do conteúdo ao longo do bimestre, ou semestre.
Ambos, DI e Supervisor, podem sugerir melhorias a fim de alcançar a forma mais adequada de transmitir o conteúdo ao aluno, visando os objetivos de aprendizagem.
Na medida em que as entregas e ajustes forem sendo feitos, o Designer Instrucional repassará para o processo de montagem, quando isso é feito, consideramos que o material está finalizado.
O último passo no fluxo do trabalho será a validação do material já publicado. Nesta fase, conteudista e DI se juntarão para aprovação do conteúdo on-line.



Durante todo o processo pode ser avaliado a quebra de contrato, quando tem um prejuízo no serviço contratado ou uma desistência por parte do conteudista. Nesta fase, analisamos se os prazos foram cumpridos e se a qualidade está aprovada.
Antes da equipe administrativa iniciar o Ateste, enviaremos ao final do bimestre uma proposta de relatório da sua produção na disciplina. Estas informações vão ser concatenadas no Ateste da execução dos serviços. Este relatório precisa ser devolvido assinado, caso o extrato da produção esteja correto, ou que as alterações sejam feitas. A sugestão é encaminhada para a otimização do seu tempo.
O processo de Ateste é um procedimento administrativo formal de avaliação, que se dá após a entrega das atividades e do Relatório Final pelo conteudista, e é realizado por um servidor público, o fiscal do contrato. Em geral, o prazo entre a entrega do Relatório Final e Ateste pode durar até 3 meses, sendo o pagamento efetivado 30 dias após o Ateste.


Para autorizar o pagamento, algumas coisas serão necessárias: ter os 3 relatórios preenchidos: Avaliação, Relatório Final e Ateste. Todos os documentos na ficha cadastral entregues.
Por fim, a jornada se encerra com o pagamento. Em geral ele é efetivado 30 dias após o Ateste. O prazo entre a entrega do Relatório Final e Ateste pode durar até 3 meses.
Todo o processo, da entrega do relatório final até a finalização do Ateste, com pagamento, costuma durar em média 4 meses.
Neste momento, pode haver desconto de serviços não comprovados.